- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Berlim admite entrega de mísseis de longo alcance Taurus a Kiev em questão de semanas

CC BY-SA 3.0 / Boevaya mashina / Míssil de cruseiro alemão Taurus
Míssil de cruseiro alemão Taurus - Sputnik Brasil, 1920, 15.09.2023
Nos siga no
O governo alemão tomará uma decisão sobre a entrega de mísseis de longo alcance Taurus à Ucrânia em uma ou duas semanas, disse o ministro da Defesa alemão Boris Pistorius.
Nesta sexta-feira (15), o ministro da Defesa da Alemanha afirmou que a questão de entrega dos mísseis de cruzeiro Taurus à Ucrânia está ligada à segurança tanto do povo alemão, como do ucraniano.

"Não se trata de confiança [nos ucranianos devido ao longo alcance dos mísseis], trata-se de assegurar a segurança. Nós – o chanceler, eu e todos os outros membros do gabinete de ministros – fizemos um juramento para evitar danos ao povo alemão. Essa é a nossa tarefa e, ao mesmo tempo, queremos proteger a Ucrânia. E se levar mais uma ou duas semanas para tomar uma decisão, que assim seja", disse Boris Pistorius em uma conferência sobre a Paz de Westfália, que pôs fim à Guerra dos Trinta Anos (1618-1648).

O ministro alemão apelou à compreensão, "mesmo que os nossos amigos ucranianos tenham dificuldade em fazê-lo".

O Taurus KEPD 350/150 é um míssil de cruzeiro de longo alcance de produção alemã-sueca concebido para ataques de precisão contra alvos altamente protegidos sem que o avião transportador entre na zona de defesa antiaérea inimiga.

No final de maio, o então ministro da Defesa ucraniano, Aleksei Reznikov, pediu à Alemanha para fornecer mísseis de cruzeiro Taurus com um alcance de até 500 quilômetros. Se a Bundeswehr (Forças Armadas) não puder fornecer essas armas, o governo alemão deveria dar instruções à indústria para começar a produzi-las, uma vez que as Forças Armadas ucranianas precisam delas "imediatamente", disse Reznikov.
Berlim não está fornecendo esses mísseis a Kiev porque teme que as Forças Armadas ucranianas os utilizem para atacar o interior da Rússia, explicou a ministra alemã das Relações Exteriores Annalena Baerbock. Em resposta, seu homólogo ucraniano, Dmitry Kuleba, respondeu de modo rude à diplomata, dizendo que "vocês vão fazê-lo na mesma". "Não compreendo porque é que estamos perdendo tempo", acrescentou ele.
Cartuchos diversos sobre a bandeira da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) - Sputnik Brasil, 1920, 14.07.2023
Panorama internacional
OTAN está passando por uma grave crise de compra de armas devido ao apoio a Kiev, diz mídia
O principal ponto de discórdia no fornecimento de mísseis Taurus para as Forças Armadas ucranianas é o alcance desses mísseis, que é de 500 quilômetros. Até o momento, Berlim não forneceu a Kiev armas com essas características, por uma questão de princípio. A comunidade de especialistas alemães discutiu se os mísseis poderiam ser programados de forma que não pudessem ser usados para atingir o território russo. O chanceler alemão Olaf Scholz está interessado nessa questão, e é por isso que as negociações com representantes da indústria militar estão supostamente em andamento, de acordo com a revista Spiegel.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала