Filipinas condenam 'barreira flutuante' em disputa com Pequim no mar do Sul da China (VÍDEO)
12:23 24.09.2023 (atualizado: 13:45 24.09.2023)
© AFP 2023 / Ted AljibeBarcos de pesca filipinos ancorados perto do Scarborough Shoal (fundo), controlado por Pequim, no disputado mar do Sul da China, 21 de setembro de 2023
© AFP 2023 / Ted Aljibe
Nos siga no
As forças navais filipinas disputam com Pequim diversas áreas no mar do Sul da China, com Manila acusando Pequim de instalar uma barreira na zona da cadeia de recifes e rochas Bajo de Masinloc, também conhecida como Scarborough Shoal.
As Filipinas acusaram no domingo (24) a Guarda Costeira da China de instalar uma "barreira flutuante" em uma área disputada no mar do Sul da China, dizendo que isso impedia os filipinos de entrar e pescar na área, informa a agência britânica Reuters.
A Guarda Costeira das Filipinas e o pessoal do departamento de pesca do país descobriram a barreira flutuante, estimada em 300 metros de comprimento, em uma patrulha de rotina na sexta-feira (22) perto do Bajo de Masinloc, disse o comodoro Jay Tarriela, porta-voz da Guarda Costeira filipina.
Ele disse que três barcos infláveis de casco rígido da Guarda Costeira chinesa e um barco da milícia marítima chinesa instalaram a barreira quando o navio filipino chegou.
🇵🇭🇨🇳💥 Filipinas acusam China de instalar 'barreira flutuante' em área disputada no mar do Sul da China
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) September 24, 2023
As Filipinas condenaram a Guarda Costeira chinesa por instalar o que chamou de "barreira flutuante", dizendo que isso impedia os barcos filipinos de entrar e pescar na região. pic.twitter.com/zAiL59SaD0
A Guarda Costeira e o Departamento de Pesca e Recursos Aquáticos filipinos "condenam veementemente" a instalação da barreira pela China em parte do Scarborough Shoal, o que "está privando [os pescadores] de suas atividades de pesca e de subsistência" continuou Tarriela.
"A [Guarda Costeira das Filipinas] continuará trabalhando em estreita colaboração com todas as agências governamentais envolvidas para enfrentar esses desafios, defender nossos direitos marítimos e proteger nossos domínios marítimos", de acordo com ele. Pescadores filipinos dizem que a China normalmente instala essas barreiras quando observa um grande número de pescadores na área.
Os barcos chineses emitiram 15 alertas de rádio e acusaram o navio e os pescadores filipinos de violar as leis internacionais e chinesas, antes de se afastarem "ao perceberem a presença do pessoal da mídia a bordo do navio [filipino]", declarou o comodoro.
A China reivindica 90% do mar do Sul da China, sobrepondo-se às zonas econômicas exclusivas do Vietnã, Malásia, Brunei, Indonésia e Filipinas. Pequim se apoderou do Scarborough Shoal em 2012 e forçou os pescadores das Filipinas a navegar mais longe, o que resultou em capturas menores.
Pequim também disputa com Manila a área em torno do BRP Sierra Madre, um navio americano da Segunda Guerra Mundial encalhado intencionalmente pelas forças filipinas em 1999 para exigir controle sobre a região.