- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Chanceler russo apela por reforma da governança global: o que isso significa?

© SputnikSergei Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia, durante conferência de imprensa final à margem da 78ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, na sede da organização, em Nova York, EUA, em 23 de setembro de 2023
Sergei Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia, durante conferência de imprensa final à margem da 78ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, na sede da organização, em Nova York, EUA, em 23 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 24.09.2023
Nos siga no
O discurso do ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, na 78ª Assembleia Geral da ONU, provocou debates sobre os desafios enfrentados pelos EUA e seus aliados europeus da OTAN.
A Sputnik consultou o analista de diplomacia geopolítica e econômica Robinder Sachdev, presidente-fundador do Instituto Imagindia, para esclarecer estes tópicos.
Um ponto marcante levantado pelo ministro russo em seu discurso foi a questão dos dois pesos e duas medidas dos políticos ocidentais, afirmou Sachdev, comentando a preocupação do presidente francês Emmanuel Macron com a expansão do BRICS, ao mesmo tempo que aparentemente ignora a interferência da OTAN na região Ásia-Pacífico.
Sachdev, embora reconheça a ONU como plataforma vital para abordar questões sociais, afirma que a organização não consegue lidar adequadamente com a segurança global, o que demonstra a ineficácia das principais instituições internacionais existentes.
Segundo o analista, a ONU tem enfrentado ineficiências, obstáculos burocráticos e a incapacidade de resolver questões geopolíticas complexas.
"A minha visão geral é que a ONU é uma plataforma muito bonita, mas não é uma plataforma eficaz", ressaltou.
Dessa forma, o analista enfatizou a necessidade de reforma das Nações Unidas, para eliminar as ineficiências na prestação de ajuda e na obtenção de resultados tangíveis.
Para concluir, Sachdev apresenta uma perspectiva sombria, mas pragmática sobre a mudança da política global.
"A realidade do mundo é que o mundo está se tornando multipolar. O mundo de hoje está se tornando uma matriz [...] E nesta nova matriz mundial, que está em construção, haverá múltiplas ligações, equações, pressões", afirmou.
O analista também sugere que talvez seja hora de reconhecer esta realidade e se concentrar em abordagens alternativas à cooperação global.
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, em seu discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova York neste sábado (23) - Sputnik Brasil, 1920, 23.09.2023
Panorama internacional
Ocidente é 'um império da mentira' devido à sua 'total incapacidade negocial', diz Lavrov na ONU
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала