DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Arqueólogos descobrem antigo colar maia dos séculos VII-IX feito de concha no México (FOTO)

CC BY 2.0 / Arian Zwegers / Palenque, o PalácioPalácio Pelenque visto desde o Templo da Cruz, estado de Chiapas, México
Palácio Pelenque visto desde o Templo da Cruz, estado de Chiapas, México - Sputnik Brasil, 1920, 26.09.2023
Nos siga no
Um colar de gargantilha com delicadas imagens gravadas foi encontrado durante escavações do projeto Trem Maia na península de Iucatã (que vai do extremo sudeste do território do atual México ao nordeste da Guatemala), relatou o portal The Art Newspaper.
Um colar finamente decorado feito a partir de uma concha foi descoberto pela equipe do Instituto Nacional de Antropologia e História do México (INAH, na sigla em inglês) perto de Nicolás Bravo, uma cidade no estado de Quintana Roo.
O artefato foi desenterrado durante escavações arqueológicas relacionadas à construção do controverso projeto Trem Maia, cujos primeiros troços devem se tornar operacionais ainda este ano na península de Iucatã.
Segundo os investigadores, o colar remonta ao período clássico final do antigo Império Maia, uma época marcada pelo misterioso colapso da sociedade mesoamericana entre os séculos VII e IX.
© Foto / Instituto Nacional de Antropologia e História do MéxicoUm colar finamente decorado feito de uma concha foi descoberto pela equipe do Instituto Nacional de Antropologia e História do México (INAH, na sigla em inglês) perto de Nicolás Bravo, uma cidade no estado de Quintana Roo
Um colar finamente decorado feito de uma concha foi descoberto pela equipe do Instituto Nacional de Antropologia e História do México (INAH, na sigla em inglês) perto de Nicolás Bravo, uma cidade no estado de Quintana Roo - Sputnik Brasil, 1920, 25.09.2023
Um colar finamente decorado feito de uma concha foi descoberto pela equipe do Instituto Nacional de Antropologia e História do México (INAH, na sigla em inglês) perto de Nicolás Bravo, uma cidade no estado de Quintana Roo
Assim, o delicado colar, que ostenta desenhos de figuras usando tiaras de perfil, tem 9,6 cm de comprimento, 3,5 cm de largura e apenas um milímetro de espessura.
Maricela Salazar Carrillo, cientista que liderou a escavação, encontrou o acessório em um aterro, que normalmente é datado de épocas mais tardias do que o próprio objeto, sob quase um metro de sedimentos. As imagens gravadas no colar evocam cenas da diplomacia pré-hispânica maia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала