- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

França foi expulsa da África, diz Le Pen sobre retirada das tropas francesas do Níger

© AP Photo / Sam MednickPoliciais nigerinos sentam-se do lado de fora da alfândega em Niamey, capital do Níger, em 21 de agosto de 2023
Policiais nigerinos sentam-se do lado de fora da alfândega em Niamey, capital do Níger, em 21 de agosto de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 26.09.2023
Nos siga no
A retirada das tropas e a saída do embaixador francês do Níger, Sylvain Itté, ocorrem em condições humilhantes, é o fracasso da diplomacia francesa, disse Marine Le Pen, a líder do partido de direita Rassemblement National (Reunião Nacional) à estação de rádio France Inter.
"A realidade é que fomos expulsos da África. Nosso embaixador e nossas tropas são obrigados a deixar o Níger em condições humilhantes. Este é um grave fracasso da diplomacia francesa", disse Le Pen.
Ela observou que a decisão de deixar o Níger não foi tomada pela França e que o presidente francês Emmanuel Macron "não teve escolha".

"Ele julgou mal a situação, pensando que o poder da junta era mais frágil do que acabou por ser na realidade, e que a CEDEAO [Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental] iria intervir. Ele foi colocado contra a parede, ele não pôde fazer nada além de anunciar a retirada", destacou Le Pen.

O presidente francês, Emmanuel Macron - Sputnik Brasil, 1920, 26.09.2023
Panorama internacional
Em meio a tensões no Níger, França perde status de superpotência, analisa especialista
No domingo (24), Macron anunciou que os militares franceses se retirariam do Níger antes do final do ano. Ele também informou que a França estava retirando seu embaixador de Niamey, Sylvain Itté.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала