Retorno de Trump à Casa Branca seria um inferno para Europa e Kiev, diz mídia francesa
23:32 27.09.2023 (atualizado: 17:27 02.10.2023)
© AP Photo / Mike MulhollandDonald Trump fala em um comício no estado de Michigan. EUA, 27 de setembro de 2023

© AP Photo / Mike Mulholland
Nos siga no
Segundo artigo publicado no jornal francês Le Figaro, desejo de Donald Trump de encerrar o conflito na Ucrânia torna a possibilidade de retorno alarmante para Kiev e seus aliados ocidentais.
Os políticos ocidentais têm medo do possível retorno de Donald Trump à Casa Branca por conta do seu desejo de acabar com o conflito na Ucrânia, escreve um artigo do jornal francês Le Figaro.
"O primeiro mandato de [Donald] Trump foi um pesadelo para os europeus. Um segundo mandato pode significar um inferno para eles. Ele [Trump] repete continuamente que não levará mais de um dia para resolver o conflito ucraniano", diz o artigo.
O texto acrescenta que a possibilidade de Trump regressar à Casa Branca é extremamente alarmante também porque os Estados Unidos podem retirar as suas tropas da Europa. Segundo o artigo, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) mal se recuperou do primeiro mandato de Trump, entre 2016 e 2020, quando ele reduziu a atuação americana na aliança. Por isso, de acordo com o texto, o retorno de Trump à presidência dos EUA seria um desastre tanto para a Europa como para a Ucrânia.
Em diversas ocasiões, Trump se manifestou contra o apoio dos EUA a Kiev e prometeu acabar com o conflito se for eleito presidente em 2024. Recentemente, a mídia americana também sugeriu que ele poderia aliviar as sanções contra a Rússia e resolver as relações hostis dos EUA com a China.