Escrituras eleitorais e sacrifício em altar são achados em local inesperado da Pompeia (FOTOS)
© Foto / Ministério da Cultura da ItáliaArqueologia na Pompeia, Itália
© Foto / Ministério da Cultura da Itália
Nos siga no
Várias escrituras eleitorais, o equivalente a cartazes e panfletos eleitorais de hoje em dia, foram descobertas nas paredes de uma sala que abrigava o Larariun, o altar doméstico da casa, dentro de uma residência na Via di Nola, na área central da antiga Pompeia.
Assim, havia uma troca de votos naquela época, de acordo com a revista científica on-line do Parque Arqueológico de Pompeia. Além disso, as escavacações também revelaram o último sacrifício no altar doméstico que provavelmente ocorreu antes da erupção.
Escrituras eleitorais encontradas dentro da casa surpreenderam todo mundo, observam cientistas, porque normalmente elas eram vistas nas fachadas exteriores dos edifícios, onde os cidadãos podiam ler os nomes e qualificações dos candidatos aos cargos da cidade.
A equipe descobriu escrituras eleitorais em apoio a Aulus Rustius Verus, um candidato para o cargo de edil.
Edis eram encarregados de manter edifícios públicos e regular festivais públicos. O cargo do edil era tipicamente ocupado por jovens aspirantes a altos cargos políticos, tradicionalmente depois de seu mandato de questor, mas antes de seu pretorado.
Neste caso, os sinais encorajam o voto para certo Aulus Rustius Verus para a posição de edil: (A(ulum) R(ustium) V(erum) aed(ilem),d(ignum) r(ei) p(ublicae), o(ro) v(os) f(aciatis)).
© Foto / Parque Arqueológico de PompeiaMensagem eleitoral na parede sul
Mensagem eleitoral na parede sul
© Foto / Parque Arqueológico de Pompeia
Também durante as escavações foi encontrada uma padaria com um grande forno, perto da qual os corpos de três vítimas, duas mulheres e uma criança, mortas pelo sótão que colapsou durante a primeira fase da erupção.
© Foto / Parque Arqueológico de PompeiaUma padaria com um grande forno, perto do qual os corpos de três vítimas, duas mulheres e uma criança, mortas pelo sótão colapsam durante a primeira fase da erupção
Uma padaria com um grande forno, perto do qual os corpos de três vítimas, duas mulheres e uma criança, mortas pelo sótão colapsam durante a primeira fase da erupção
© Foto / Parque Arqueológico de Pompeia
Segundo especialistas, a presença da padaria revela que a clientela política, que consistia em prometer favores em troca de votos nos tempos antigos, estava na ordem do dia.
Além disso, no altar do grande Larario, decorado com duas cobras de estuque, os restos de uma última oferenda votiva foram encontrados, provavelmente tendo ocorrido pouco antes da erupção do vulcão Vesúvio.
© Foto / Parque Arqueológico de PompeiaNo lado norte do implúvio está um cartibulum de mármore (alt. 0,70 m, 0,12 m de espessura) com trapézio com pernas de grifo que suportam a mesa (1,20 x 0,60 m), decorado com uma moldura moldada e duas pequenas cabeças de leão nas bordas norte.
No lado norte do implúvio está um cartibulum de mármore (alt. 0,70 m, 0,12 m de espessura) com trapézio com pernas de grifo que suportam a mesa (1,20 x 0,60 m), decorado com uma moldura moldada e duas pequenas cabeças de leão nas bordas norte.
© Foto / Parque Arqueológico de Pompeia
Cientistas analisaram os restos mortais e descobriram que o ritual consistia em oferecer figos e datas que foram queimados em frente ao altar. Restos de oferendas anteriores também foram encontrados, que também incluíam frutas da videira, peixe e carne de mamíferos.