Senador: EUA devem ajudar seus cidadãos e não enviar dinheiro ao governo corrupto da Ucrânia
05:10 03.10.2023 (atualizado: 05:56 03.10.2023)
© AP Photo / J. Scott ApplewhiteSenado dos EUA em Washington
© AP Photo / J. Scott Applewhite
Nos siga no
EUA devem ajudar seus cidadãos e não enviar o dinheiro ao governo corrupto da Ucrânia, declarou Rand Paul, senador do Partido Republicano.
"Milhões de estadunidenses estão sofrendo e se esforçando todos os dias para fazer face às despesas. Será justo enviar o nosso dinheiro arduamente ganho para um governo estrangeiro corrupto? Meu juramente do cargo exige que eu coloque o povo americano em primeiro lugar, não a oligarquia da Ucrânia", escreveu Paul em uma postagem na rede social X (antigo Twitter) comentando uma publicação na mídia norte-americana de trechos de um documento do governo que a percepção da corrupção na Ucrânia pode minar a confiança dos líderes estrangeiros e levar à cessação da ajuda ocidental a Kiev.
Ontem (2), informou-se que o prefeito da cidade ucraniana de Sumy foi detido quando recebia propina cobrada de empresa de coleta de lixo da cidade. O caso se soma a outros escândalos de corrupção em diversas esferas do governo ucraniano.
A corrupção na Ucrânia é alvo de preocupação nos Estados Unidos, um dos maiores financiadores do regime de Kiev no conflito com a Rússia. Para o Departamento de Estado dos EUA, a corrupção das autoridades ucranianas coloca em risco a eficácia da assistência prestada pelo Ocidente.