Comitê de Monitoramento da OPEP+ recomenda manter cotas de produção de petróleo inalteradas
© AFP 2023 / Alexander KleinO logotipo da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) é visto no edifício sede em Viena, 4 de abril de 2013
© AFP 2023 / Alexander Klein
Nos siga no
Comitê da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e associados (OPEP+), em reunião nesta quarta-feira (4), recomendou que seus membros adiram a um mecanismo estratégico de compensação.
O Comitê Conjunto de Monitoramento Ministerial da OPEP+ (JMMC, na sigla em inglês) recomendou manter inalteradas as cotas de produção de petróleo durante uma reunião nesta quarta-feira, segundo a organização.
"O comitê instou todos os países participantes a alcançarem a plena conformidade e aderirem ao mecanismo de compensação. O comitê reafirmou o compromisso dos seus países-membros com a Declaração de Cooperação [DoC, na sigla em inglês], que se estende até ao final de 2024, conforme acordado na 35ª Reunião Ministerial da OPEP e não OPEP [ONOMM, na sigla em inglês] em 4 de junho de 2023", afirmou a organização em comunicado.
A próxima reunião do JMMC está marcada para 26 de novembro, adianta o comunicado.
"A comissão também expressou o seu total reconhecimento e apoio aos esforços do Reino da Arábia Saudita destinados a apoiar a estabilidade do mercado petrolífero e reiterou o seu apreço pelo corte voluntário adicional do reino de um milhão de barris por dia e por estendê-lo até o fim de dezembro de 2023. O comitê também agradeceu à Federação da Rússia por prolongar a sua redução voluntária adicional das exportações em 300 mil barris por dia até o final de dezembro de 2023", dizia o comunicado.