Irã inicia desenvolvimento de foguete lançador para colocar satélites no espaço (FOTO)
11:54 04.10.2023 (atualizado: 14:28 04.10.2023)
© AP Photo / Televisão estatal do IrãFoguete do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês) iraniano decolando com satélite Noor-2, imagens publicadas em 8 de março de 2022
© AP Photo / Televisão estatal do Irã
Nos siga no
Irã começou o desenvolvimento do foguete lançador de satélites Sarir, que permitirá colocar satélites em órbita geoestacionária, declarou o chefe da Agência Espacial Iraniana, Hasan Salari.
"Na área dos foguetes portadores demos o primeiro passo para alcançar uma altitude de 36.000 quilômetros [órbita geoestacionária]. O Ministério da Defesa firmou um contrato para a criação de um modelo experimental do foguete lançador de satélites Sarir para voos suborbitais e orbitais, começou o processo de sua construção", escreve agência iraniana ISNA citando declarações de Salari.
Iran has started the construction of its Sarir satellite launcher, which is capable of reaching a 36,000-kilometer orbit
— Iran Observer (@IranObserver0) October 4, 2023
Several tests will be conducted on this SLV in the coming period to resolve any issues.
Over 90 percent of all satellites are situated in LEO (below 2,000… pic.twitter.com/Q17wlTDDq6
Irã iniciou a construção de seu lançador de satélites Sarir, que é capaz de atingir a órbita de 36.000 quilômetros. Vários testes serão realizados neste lançador de satélites no próximo período para resolver quaisquer problemas.
Mais de 90 por centro de todos os satélites estão situados em LEO (abaixo de 2.000 quilômetros) e GEO (perto de 36.000 quilômetros), o espaço entre os dois regimes orbitais mais populares pode ser um ambiente ideal para um subconjunto menor de sistemas de satélite.
Na semana passada relatou-se que a Força Aeroespacial do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês) lançou com sucesso à órbita o satélite nacional Nour-3. O Nour-3 foi lançado pelo veículo de lançamento Qased, sendo colocado em uma órbita de 450 quilômetros acima da superfície da Terra.