'Não se importam com que acontecerá a seguir', diz especialista sobre remoção de McCarthy
10:47 04.10.2023 (atualizado: 11:02 04.10.2023)
© Sputnik / Aleksei AgarishevO prédio do Congresso dos EUA no Capitólio em Washington, DC
© Sputnik / Aleksei Agarishev
Nos siga no
Os democratas basicamente sancionaram a remoção de um homem que era seu verdadeiro amigo no Partido Republicano, afirmou Tyler Nixon, especialista de relações públicas e advogado do ex-conselheiro de campanha de Trump, sobre a destituição de Kevin McCarthy do cargo de presidente da Câmara dos Representantes dos EUA.
Ele observou que as ações dos democratas não indicam se eles calcularam bem sua estratégia, acrescentando que talvez não se importem com o que acontecerá a seguir.
"Mas eu suspeito que eles não vão gostar quando um verdadeiro republicano se tornar presidente da Câmara, um verdadeiro conservador, um verdadeiro falcão financeiro, um presidente que os exporá a críticas impiedosas e não jogará sob o tapete, como fazia McCarthy", disse Nixon.
McCarthy perdeu seu posto de liderança depois que os radicais de seu próprio partido se revoltaram por causa de seu compromisso com os democratas. No entanto, o congressista, que não pretende concorrer novamente à presidência da Câmara, culpou os democratas pela crise política, afirmando ainda que não pensou em renunciar ao Congresso.
Após uma votação de 216-210, o deputado Patrick McHenry assumiu como presidente interino até a eleição de um substituto permanente.
Ainda segundo a agência Bloomberg, a luta pelos gastos do governo revelou as profundas divisões entre os republicanos que são leais ao ex-presidente Donald Trump e os membros mais moderados, uma batalha que atormentou McCarthy, tal como o seu antecessor republicano no cargo, Paul Ryan.