- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Eleições no Equador: empresário Daniel Noboa é eleito presidente mais jovem do país

© AFP 2023 / Marcos PinDaniel Noboa é eleito o mais jovem presidente do Equador em 15 de outubro de 2023
Daniel Noboa é eleito o mais jovem presidente do Equador em 15 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 16.10.2023
Nos siga no
Com cerca de 52% dos votos, o empresário, com agenda neoliberal, venceu a advogada de esquerda Luisa González, do partido Revolução Cidadã, que obteve cerca de 48% e que foi apoiada pelo ex-presidente Rafael Correa (2007—2017).
O Equador elegeu no último domingo (15) o presidente mais jovem de sua história. Com 35 anos, o empresário Daniel Noboa exercerá o cargo a partir de dezembro em um governo de transição, que termina em maio de 2025.
Noboa recebeu cerca de 52% dos votos válidos contra a candidata de esquerda, apoiada pelo ex-presidente Rafael Correa, Luisa González, que obteve 48% dos votos.
Ele terá que administrar um Estado que vive severa crise política e econômica e escalada da violência devido ao tráfico de drogas, que já causou mais de 5,3 mil crimes violentos em 2023 no país.
O presidente eleito foi deputado durante dois anos até a Assembleia ser dissolvida em maio pelo atual presidente, Guillermo Lasso, para evitar ser destituído por acusações de corrupção, convocando novas eleições.
Inauguração das eleições presidenciais e legislativas antecipadas de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 13.10.2023
Panorama internacional
Violência, pobreza e crise: equatorianos escolhem presidente em meio à 'desestruturação do Estado'
Estreante na carreira, ele não aparecia entre os primeiros mais cotados no primeiro turno até o assassinato do candidato Fernando Villavicencio, em agosto. Já seu pai, Álvaro Noboa, é um dos empresários mais ricos do país e tentou a presidência cinco vezes, sem sucesso.
O futuro presidente se define como um político de centro-esquerda e defensor da liberdade empresarial. Ele terá que usar de muita negociação na Assembleia, onde tem minoria: 13 legisladores de um total de 137.

Em um breve pronunciamento após a vitória, Noboa declarou: “Começamos a trabalhar para esse novo Equador para reconstruir um país que foi gravemente atingido pela violência, pela corrupção e pelo ódio. A partir de amanhã, a esperança começa a funcionar."

Uma das prioridades da agenda de seu governo é o combate ao crime organizado. Entre suas propostas, está a militarização dos portos, dos aeroportos e das estradas principais do país.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала