Espécie extinta de 'crocodilo' de 250 milhões de anos é revelada (FOTOS)
© iStock.com / wrangelFóssil de lagarto (imagem referencial)
© iStock.com / wrangel
Nos siga no
Pesquisadores descobriram uma espécie desconhecida de um réptil semelhante a um crocodilo que habitou a Terra há 250 milhões de anos.
Conforme a revista Newsweek, a nova espécie pertence a um extinto grupo de animais conhecidos como Proterosuchidae e foi denominada Samsarasuchus pamelae.
Os Proterosuchidae eram predadores, animais quadrupedes caracterizados por membros robustos que eram projetados para os lados do corpo, como nos lagartos modernos.
CC BY 4.0 / Martín D. Ezcurra et al/ Royal Society (imagem editada) / Possível primeira vertebra dorsal do Samsarasuchus pamelae
Possível primeira vertebra dorsal do Samsarasuchus pamelae
A espécie é representada pela maior parte das vértebras do pescoço e tronco, embora os pesquisadores também tenham identificado diversos fósseis de crânio, pelve, membros e cóccix que também podem ter pertencido à nova espécie.
Além de se parecerem com os crocodilos, estes répteis, de tamanho intermediário, também viviam de maneira semelhante.
CC BY 4.0 / Martín D. Ezcurra et al/ Royal Society (imagem editada) / Fósseis do Samsarasuchus pamelae
Fósseis do Samsarasuchus pamelae
O grupo do qual a espécie faz parte é conhecido como Archosauriformes, e incluía os crocodilos, dinossauros e diversos outros grupos de répteis extintos.
CC BY 4.0 / Gabriel Lio/ Royal Society / Samsarasuchus pamelae (imagem editada)Representação da nova espécie pertence a um extinto grupo de animais conhecidos como Proterosuchidae e foi denominada Samsarasuchus pamelae
Representação da nova espécie pertence a um extinto grupo de animais conhecidos como Proterosuchidae e foi denominada Samsarasuchus pamelae
A equipe de especialistas foi capaz de descrever a nova espécie após um reexame dos espécimes históricos e da coleção de diversos novos fósseis da Formação Panchet no leste da Índia, uma coleção geológica contendo rochas datadas do início do Triássico.