- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Hamas escondeu planos de atacar Israel por 2 anos usando sistemas de comunicação com fio, diz mídia

© AP Photo / Abed KhaledUma menina carrega cobertores enquanto passa pelo local da explosão no hospital al-Ahli na cidade de Gaza, em 18 de outubro de 2023
Uma menina carrega cobertores enquanto passa pelo local da explosão no hospital al-Ahli na cidade de Gaza, em 18 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 25.10.2023
Nos siga no
O grupo palestino Hamas usou linhas telefônicas subterrâneas em Gaza há dois anos para planejar um ataque a Israel, disseram fontes citadas pela emissora CNN.
As linhas telefônicas nos túneis permitiam que os agentes se comunicassem secretamente e impediam que funcionários da inteligência israelense e norte-americanos os detectassem, afirmaram as fontes.
Dados de inteligência mostram como o Hamas escondeu o planejamento da operação por meio de medidas antigas de contraespionagem, como a realização de reuniões de planejamento pessoalmente e o abandono das comunicações digitais em favor de sistemas de comunicação com fio, ressalta a publicação.
Essa informação dá uma nova visão sobre o motivo pelo qual Israel e os Estados Unidos foram pegos de surpresa pelo ataque do Hamas.
Confirmando essa informação, Yocheved Lifshitz, de 85 anos, que foi uma das duas reféns libertadas pelo Hamas na segunda-feira (23), disse que foi levada para a rede de túneis após seu sequestro e dormiu em um colchão de um deles no chão.
Alguns dos exercícios em solo foram observados, mas não causaram grande alarme, de acordo com uma fonte.
Palestinos procuram sobreviventes após o bombardeio israelense em Deir al-Balah. Faixa de Gaza, 22 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 25.10.2023
Panorama internacional
Pessoas na Faixa de Gaza são obrigadas a beber água suja, segundo Crescente Vermelho Palestino
As Forças de Defesa de Israel (FDI) se referem coloquialmente aos túneis construídos pelo Hamas nos últimos 15 anos como o "metrô de Gaza". Os túneis são um enorme labirinto usado para armazenar foguetes e munições, bem como para a movimentação furtiva de militantes.
As FDI também ressaltaram que os túneis contêm centros importantes de comando e controle do Hamas.
Em 7 de setembro, o Hamas lançou um ataque sem precedentes contra Israel a partir da Faixa de Gaza. O Exército israelense relatou mais de três mil foguetes disparados do enclave e a incursão de dezenas de palestinos armados nas áreas da fronteira sul de Israel. Civis e militares israelenses foram tomados como reféns pelo Hamas e levados para Gaza.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse que Israel está em estado de guerra e ordenou uma convocação recorde de 360 mil reservistas.
Oficial do Exército israelense em túnel supostamente usado por militantes palestinos para ataques transfronteiriços, na fronteira Israel-Gaza, em 25 de julho de 2014 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 19.10.2023
Panorama internacional
O 'pesadelo' do Exército de Israel: o que se sabe sobre o labirinto de túneis embaixo de Gaza?
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала