- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Assembleia Geral da ONU aprova resolução de cessar-fogo entre Palestina e Israel

© AP Photo / Craig RuttleMembros do Conselho de Segurança da ONU reunidos na sede da organização, em Nova York. EUA, 16 de outubro de 2023
Membros do Conselho de Segurança da ONU reunidos na sede da organização, em Nova York. EUA, 16 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 27.10.2023
Nos siga no
Hoje (27), a Assembleia Geral da ONU aprovou a resolução de armistício imediato na zona de conflito entre Palestina e Israel. Estados Unidos e Israel foram contra, buscando uma condenação mais explícita ao Hamas.
A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em votação da proposta esquematizada pela Jordânia, adotou por esmagadora maioria a resolução de paz, com 120 votos a favor, 14 contra — incluindo os Estados Unidos e Israel — e 45 abstenções.
A votação acontece justamente após o anúncio de Israel confirmar a expansão de operações terrestres no território de Gaza, além dos bombardeios à região e o corte quase total de eletricidade, Internet e telefonia.
A resolução da Jordânia, em seu texto, apelou para uma "trégua humanitária imediata, duradoura e sustentada", exigindo que todas as partes cumpram o direito humanitário internacional e o fornecimento "contínuo, suficiente e sem entraves" de fornecimentos e serviços essenciais à Faixa de Gaza.
Em suas redes sociais, a ONU liberou a posição de todas as nações votantes. Dos países que foram contra, nota-se também a Áustria, a Croácia, a República Tcheca e a Hungria. Na América Latina, o único país que votou contra a resolução foi o Paraguai.
© Foto / Reprodução / Redes sociaisVotação na Assembleia Geral da ONU em relação à proposta de cessar-fogo da Jordânia, em 27/10/2023. Reprodução do Twitter Oficial da ONU.
Votação na Assembleia Geral da ONU em relação à proposta de cessar-fogo da Jordânia, em 27/10/2023. Reprodução do Twitter Oficial da ONU. - Sputnik Brasil, 1920, 27.10.2023
Votação na Assembleia Geral da ONU em relação à proposta de cessar-fogo da Jordânia, em 27/10/2023. Reprodução do Twitter Oficial da ONU.
Além disso, a proposta apresenta a "libertação imediata e incondicional" de todos os civis mantidos em cativeiro, bem como exige segurança, bem-estar e tratamento humano, de acordo com as normas internacionais.
Durante a votação, que contou com a apresentação de emendas de diversos países, o Canadá solicitou uma alteração que condenasse o grupo islâmico Hamas e "a tomada de reféns", mesmo após votar pela abstenção.
A ação canadense veio em resposta à resolução apresentada por países árabes que apoiam a trégua imediata, mas que não haviam mencionado o Hamas como terroristas. Os EUA também apoiaram a alteração, criticando a resolução original apresentada pela Jordânia por não nomear explicitamente o Hamas.
Membros da força paramilitar Basij em Teerã. Irã, 29 de abril de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 27.10.2023
Panorama internacional
Hamas afirma estar repelindo incursão terrestre de Israel na Faixa de Gaza
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала