Desenterram no Irã muro de impressionante Portão de Ciro adornado com tijolos esmaltados (FOTOS)
Desenterram no Irã muro de impressionante Portão de Ciro adornado com tijolos esmaltados (FOTOS)
Sputnik Brasil
Em uma recente descoberta arqueológica em Persépolis, no sudoeste do Irã, pesquisadores revelaram o muro oriental de um grande portão histórico. 27.10.2023, Sputnik Brasil
A notável estrutura, também conhecida como o Portão de Ciro, se estende por impressionantes 40 metros de comprimento, dez metros de largura, e possui uma espessura substancial de cinco metros, construída inteiramente a partir de uma combinação de tijolos e ladrilhos.O portal monumental foi construído sob a ordem de Ciro, o Grande, fundador do Império Aquemênida de 550 a 330 a.C. A descoberta foi feita em um sítio arqueológico conhecido como Tall-e Ajori, onde são realizados trabalhos na última década.Uma das técnicas de construção usadas na criação da estrutura é o uso extensivo de argamassa betuminosa, informa agência ISNA.Notavelmente, as descobertas mais recentes trouxeram à luz uma impressionante variedade de tijolos esmaltados adornando todo o muro oriental do portão. Os painéis de azulejo retratam animais lendários, flores de oito pétalas e uma paleta de tijolos esmaltados em tons de branco, amarelo, azul e verde.A estrutura monumental antes dava acesso a um jardim real conhecido como Paraíso, que incluía um grande palácio que agora está em ruínas no local de Firuzabad.
Em uma recente descoberta arqueológica em Persépolis, no sudoeste do Irã, pesquisadores revelaram o muro oriental de um grande portão histórico.
A notável estrutura, também conhecida como o Portão de Ciro, se estende por impressionantes 40 metros de comprimento, dez metros de largura, e possui uma espessura substancial de cinco metros, construída inteiramente a partir de uma combinação de tijolos e ladrilhos.
O portal monumental foi construído sob a ordem de Ciro, o Grande, fundador do Império Aquemênida de 550 a 330 a.C. A descoberta foi feita em um sítio arqueológico conhecido como Tall-e Ajori, onde são realizados trabalhos na última década.
Parede oriental adornada com tijolos esmaltados do Portão de Ciro é desenterrada em Persépolis.
Uma das técnicas de construção usadas na criação da estrutura é o uso extensivo de argamassa betuminosa, informa agência ISNA.
Notavelmente, as descobertas mais recentes trouxeram à luz uma impressionante variedade de tijolos esmaltados adornando todo o muro oriental do portão. Os painéis de azulejo retratam animais lendários, flores de oito pétalas e uma paleta de tijolos esmaltados em tons de branco, amarelo, azul e verde.
A estrutura monumental antes dava acesso a um jardim real conhecido como Paraíso, que incluía um grande palácio que agora está em ruínas no local de Firuzabad.
Acesso ao bate-papo bloqueado por violar as regras.
Você pode voltar a participar daqui a:∞.
Se você discorda do bloqueio, use o formulário de feedback
Discussão terminou. É possível participar da discussão durante 24 horas após publicação da matéria.