Londres e Istambul têm ruas tomadas por dezenas de milhares de manifestantes pró-Palestina (VÍDEOS)
12:42 28.10.2023 (atualizado: 21:55 28.10.2023)
© AFP 2023 / Henry NicholsManifestantes seguram cartazes enquanto caminham pela Ponte de Westminster com o Palácio de Westminster, sede das Casas do Parlamento, durante uma 'Marcha pela Palestina' em Londres, em 28 de outubro de 2023
© AFP 2023 / Henry Nichols
Nos siga no
Dezenas de milhares de pessoas invadiram as ruas de Londres e Istambul neste sábado (28) para exigir um cessar-fogo na guerra entre Israel e Hamas.
No Reino Unido, comícios também foram organizados em outras partes do país, incluindo Manchester e Glasgow.
Em Londres, manifestantes reuniram-se com faixas e cartazes e soltaram fogos de artifício e sinalizadores vermelhos e verdes.
No final de semana passado, cerca de 100 mil pessoas também foram às ruas na capital britânica pelos mesmos motivos. A manifestação de hoje (28) espera um número maior, no entanto, ele ainda não foi divulgado.
Wow! I am just speechless.
— Brave (@Brave_313) October 28, 2023
Massive crowds have taken to the streets of #London in solidarity with the Palestinian people in #Gaza pic.twitter.com/cYhI7k0n4A
Uau! Estou simplesmente sem palavras. Multidões massivas saíram às ruas de Londres em solidariedade ao povo palestino em Gaza
Mais de 2 mil policiais foram convocados para manterem a segurança durante a manifestação na capital britânica.
"Não há absolutamente nenhum lugar em Londres para crimes de ódio. Os agentes responderão a qualquer crime onde o virem e tomarão medidas decisivas, mas pode haver coisas que não foram vistas no momento", disse uma autoridade policial.
🇬🇧🇵🇸 MAJOR PROTEST IN LONDON IN SUPPORT OF PALESTINE AGAINST ISRAEL COMMITTING WAR CRIMES‼️
— Half Baked Humans (@halfbakedhumans) October 28, 2023
OVER 100,000 PEOPLE IN ATTENDANCE 😮#FreePalestine 🇵🇸 pic.twitter.com/q4QJbtUhM6
Grande protesto em Londres em apoio à Palestina contra Israel cometendo crimes de guerra com mais de 100.000 pessoas presentes
Uma manifestante chamada Camille Revuelta disse que foi protestar porque "as superpotências em jogo não estão a fazer o suficiente neste momento. É por isso que estamos aqui: apelamos a um cessar-fogo, apelamos aos direitos dos palestinos, ao direito de existir, de viver, aos direitos humanos, a todos os nossos direitos", afirmou Revuelta ouvida pela Reuters.
"Não se trata do Hamas. Trata-se de proteger as vidas palestinas", acrescentou.
Já em Istambul, os protestos contaram com a participação do presidente turco Recep Tayyip Erdogan que discursou para uma verdadeira multidão. Telas de LED foram instaladas em todo o local, enquanto rigorosas medidas de segurança foram implementadas na área.
Em seu discurso, Erdogan pontuou que aqueles "'que derramaram lágrimas de crocodilo' pelos mortos na Ucrânia ontem, hoje estão assistindo silenciosamente às mortes de milhares de crianças inocentes na Faixa de Gaza".
O premiê turco acrescentou que para o Ocidente, no Oriente Médio, Israel é apenas um "peão", que vai ser sacrificado quando o tempo apropriado chegar.