- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

China acusa navio de guerra das Filipinas de ter entrado ilegalmente em águas disputadas

© AP Photo / Aaron FavilaBarcos de abastecimento das Filipinas (à direita) são escoltados pelo BRP Sindangan, da Guarda Costeira filipina (à esquerda) enquanto navios da Guarda Costeira da China (fora da foto) tentam bloqueá-los no Second Thomas Shoal, local disputado no mar do Sul da China, durante missão de rotação e reabastecimento em 22 de agosto de 2023
Barcos de abastecimento das Filipinas (à direita) são escoltados pelo BRP Sindangan, da Guarda Costeira filipina (à esquerda) enquanto navios da Guarda Costeira da China (fora da foto) tentam bloqueá-los no Second Thomas Shoal, local disputado no mar do Sul da China, durante missão de rotação e reabastecimento em 22 de agosto de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 30.10.2023
Nos siga no
Porta-voz do Exército de Libertação Popular chinês criticou as ações das Filipinas, como violando seriamente "a soberania da China, o direito internacional e as normas básicas das relações internacionais".
Um navio filipino entrou na área disputada perto do atol Scarborough, no mar do Sul da China, sem a aprovação do governo chinês, anunciou nesta segunda-feira (30) Tian Junli, porta-voz do Exército de Libertação Popular (ELP) da China.
"Em 30 de outubro, a Fragata Filipina 39 entrou ilegalmente na área marítima perto da ilha chinesa de Huangyan sem a aprovação do governo chinês", disse Tian em um comunicado do Comando do Teatro Sul do ELP.
Marinheiros filipinos observam navio da Guarda Costeira chinesa nº 5203 tocando sua embarcação de abastecimento ao se aproximar do Segundo Thomas Shoal, conhecido localmente como Ayungin Shoal, em águas disputadas do mar do Sul da China, 22 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 22.10.2023
Panorama internacional
Disputa de território sino-filipina provoca colisão entre navios no mar do Sul da China
O comando enviou forças navais e aéreas para escoltar, observar, advertir e bloquear a embarcação filipina, em conformidade com a lei, acrescentou.
"As ações das Filipinas violam seriamente a soberania da China, o direito internacional e as normas básicas das relações internacionais, e podem facilmente levar a mal-entendidos e decisões erradas", disse o porta-voz, chamando as ações das Filipinas de provocações e pedindo para evitar uma nova escalada da situação.
A pertença territorial de várias ilhas no mar do Sul da China tem sido objeto de disputas entre a China e vários outros países da Ásia-Pacífico há décadas. Reservas significativas de petróleo e gás foram descobertas na plataforma continental dessas ilhas, incluindo as ilhas Paracel, as ilhas Spratly, a ilha Thitu e o atol Scarborough. Brunei, Filipinas, Malásia, Taiwan e Vietnã estão envolvidos em diversas disputas na região.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала