Ministério da Defesa britânico destaca uma das armas russas mais eficazes utilizadas na Ucrânia
11:37 01.11.2023 (atualizado: 11:39 01.11.2023)
© Foto / Kalashnikov MediaDrone kamikaze russo ZALA Lancet sendo apresentado pelo consórcio de armas russo Kalashnikov, em Moscou, na Rússia
© Foto / Kalashnikov Media
Nos siga no
Drones kamikaze russos Lancet têm demonstrado sua eficácia no campo de batalha e se tornaram uma das melhores armas usadas na zona da operação militar especial, escreveu o Ministério da Defesa do Reino Unido na rede social X (antigo Twitter).
"Drones kamikaze russos Lancet tornaram-se um dos novos meios mais eficazes que a Rússia tem usado na Ucrânia nos últimos 12 meses", observa o relatório do ministério.
Os militares russos estão usando esses drones para atingir alvos prioritários, eles têm se tornado cada vez mais proeminentes na luta contrabateria, atingindo a artilharia inimiga, escreve a entidade militar britânica.
"Tradicionalmente, a Rússia tem usado pequenos drones, principalmente para reconhecimento. Graças à sua capacidade de ataque, o Lancet tem sido uma mudança na forma como a Rússia usa esta categoria de armas", ressalta o comunicado do ministério.
Munições vagantes, também conhecidas como drones kamikaze, Lancet são desenvolvidas pela empresa russa ZALA Aero. Elas são capazes de atingir alvos a uma distância de dezenas de quilômetros. Estes drones carregam cargas de combate com uma massa de três ou cinco quilos de diferentes tipos, dependendo do tipo de alvo.
Anteriormente, o projetista-chefe do ZALA Aero Group, Aleksandr Zakharov, declarou que a nova geração de drones kamikaze Lancet na versão Izdelie 53 será praticamente invulnerável a contramedidas.