- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Bahrein suspende as conexões aéreas com Israel após a retirada de embaixador em Tel Aviv

© AP Photo / Hatem AliForças de Defesa de Israel (FDI) fazem ataque aéreo em Rafah, na Faixa de Gaza, na tarde de 13 de outubro de 2023
Forças de Defesa de Israel (FDI) fazem ataque aéreo em Rafah, na Faixa de Gaza, na tarde de 13 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 02.11.2023
Nos siga no
O Parlamento do Bahrein informou nesta quinta-feira (2) que chamou de volta seu embaixador em Israel e suspendeu as conexões aéreas com Tel Aviv, em retaliação aos ataques das Forças de Defesa de Israel (FDI) contra o povo palestino.
O Conselho dos Deputados do país, localizado no Golfo Pérsico, Oriente Médio, anunciou ainda o rompimento das relações diplomáticas e comerciais com a nação hebraica.
Trata-se do segundo Estado que rompe relações com Israel. O primeiro a anunciar formalmente foi a Bolívia.

"O Conselho de Representantes (câmara baixa do Parlamento) confirma que o embaixador israelense no Reino do Bahrein deixou o Bahrein, e o Reino do Bahrein decidiu trazer seu representante em Israel de volta ao país", disse o comunicado.

No texto, os deputados alegam que as operações militares e a contínua escalada israelense "à luz da falta de respeito pelo direito humanitário internacional levaram o Conselho a exigir mais decisões e medidas que preservem as vidas de pessoas inocentes e civis em Gaza e em todas as áreas palestinas”, diz o comunicado.
Pessoas nas dependências do hospital Al-Shifa, na cidade de Gaza. - Sputnik Brasil, 1920, 02.11.2023
Panorama internacional
OMS diz que 14 dos 36 hospitais da Faixa de Gaza estão inoperantes devido aos ataques de Israel
O texto informou ainda que o embaixador de Israel já havia deixado o país. Em 2020, os Emirados Árabes Unidos e o Bahrein, vizinhos da Arábia Saudita, reconheceram Israel como nação legítima e normalizaram as relações com o país.
Vários países convocaram seus reprensentantes oficiais em Tel Aviv na última semana, como retaliação às operações militares de Israel, dentre eles Chile, Colômbia, Jordânia, entre outros.
Em comunicado oficial, o grupo palestino Hamas solicitou na semana passada que embaixadores oficiais de Israel fossem expulsos de países árabes e islâmicos, visto que são intoleráveis os "crimes cometidos pela administração de ocupação" de Israel.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала