- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ministro Mauro Vieira diz estar em contato com chanceler do Egito para repatriar brasileiros em Gaza

© Foto / DivulgaçãoBrasileiros abrigados em escola católica em Gaza, enquanto aguardam resgate. Gaza, 13 de outubro de 2023
Brasileiros abrigados em escola católica em Gaza, enquanto aguardam resgate. Gaza, 13 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 03.11.2023
Nos siga no
O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, tem mantido contato telefônico com o chanceler do Egito, Sameh Shoukry, desde a noite de quinta-feira (2), com objetivo de promover a liberação da passagem de Rafah para os brasileiros retidos em Gaza, para que possam entrar em território egípcio e ser imediatamente repatriados.
Os cerca de 30 brasileiros que aguardam no local, na fronteira com o Egito, têm dupla nacionalidade e ainda não foram confirmados na lista de pessoas que poderão cruzar a fronteira na sexta-feira, divulgada pela administração do posto de controle de Rafah.
Segundo a lista, a que Sputnik Brasil teve acesso na noite de ontem, a maioria dos cidadãos estrangeiros é composta por cidadãos norte-americanos. Também constam britânicos, italianos, alemães e mexicanos.
Avião russo Il-76 durante evacuação de cidadãos russos do Afeganistão, 25 de agosto de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 02.11.2023
Panorama internacional
Rússia envia 28 toneladas de insumos para ajuda humanitária à Faixa de Gaza
Até o momento, mais de 600 pessoas com cidadania de outros países tiveram a oportunidade de deixar a Faixa de Gaza palestina, onde ocorrem os combates hoje. Somente na quarta-feira (1º) foi aberta pela primeira vez a fronteira com o Egito, desde o início do conflito, para a saída de palestinos feridos e de um grupo de cerca de 450 estrangeiros.
O Itamaraty havia informado à Sputnik Brasil que não há previsão da passagem da Faixa de Gaza para o Egito dos cerca de 30 brasileiros que aguardam repatriação nas cidades.
Escola da ONU destruída por bombardeios em Gaza, em 17 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 02.11.2023
Panorama internacional
Bombardeios de Israel atingem 4 escolas da ONU na Faixa de Gaza
Ainda segundo o Ministério das Relações Exteriores (MRE), o contato é constante com as duas comunidades na fronteira com o Egito, que aguardam serem repatriadas.
Também foi dito que não há feridos e o suprimento de água e alimentos está garantido para todos os cidadãos brasileiros.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала