- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Relator de PEC quer militares longe de ministérios a partir de 2025 e fora das eleições já em 2024

CC BY 2.0 / Palácio do Planalto / Ricardo Stuckert / Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante chegada para o almoço com Almirantado do Comando da Marinha. Palácio do Planalto, Brasília , 15 de março de 2023
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante chegada para o almoço com Almirantado do Comando da Marinha. Palácio do Planalto, Brasília , 15 de março de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 03.11.2023
Nos siga no
A expectativa é que o texto da Proposta de Emenda Constitucional sobre membros das forças na política brasileira seja votado no Senado até o fim deste mês e depois siga para a Câmara dos Deputados.
O senador Jorge Kajuru (PSB), relator da PEC dos militares (como ficou popularmente conhecida), disse em reunião com o ministro da Defesa, José Múcio, que estuda propor a proibição de militares da ativa no comando de ministérios a partir de 2025 e barrar que se candidatem já na eleição municipal de 2024.
A PEC dos militares, bastante debatida desde o começo do governo Lula, tem como objetivo evitar que aconteça futuramente o que aconteceu durante o governo Bolsonaro, no qual altos cargos do Executivo foram ocupados por militares, como o Ministério da Saúde, chefiado pelo general Eduardo Pazuello no auge da pandemia no Brasil.
De acordo com a Folha de São Paulo, as propostas em avaliação pelo relator ainda serão debatidas com mais membros do governo. Integrantes do Palácio do Planalto e da articulação política resistem a alterações na PEC.
Ministro de Estado da Defesa, José Múcio, Comandante do Exército, general Tomás Miguel Ribeiro Paiva, Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante chegada ao almoço com o Alto-Comando do Exército, 25 de maio de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 30.08.2023
Notícias do Brasil
Forças Armadas do Brasil veem com 'bons olhos' PEC que proíbe militares na política, diz mídia
O texto inicial da PEC já previa transferência imediata para a reserva de militares que integrassem o primeiro escalão do governo, mas a sugestão foi retirada depois de o senador Jaques Wagner (PT) a considerar "discriminatória". Agora a permanência do texto na proposta dependerá do apoio dos demais congressistas.

"Estou avaliando se coloco como obrigatória a transferência para a reserva de militares que ocuparem cargos de ministros e secretários-executivos valendo a partir da aprovação da proposta ou se a medida vai vigorar a partir de 2025, após a próxima eleição [...]. Hoje a PEC dos militares tem 49 votos. Podemos chegar a 55 votos, especialmente se eu deixar a proibição de militares da ativa ocuparem ministérios e secretarias-executivas para valer depois de 2025. Quero sentir um pouco mais o clima no Senado", disse Kajuru ao jornal O Globo.

O senador quer se reunir com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, no início da próxima semana. Kajuru diz que não pretende assumir uma posição de enfrentamento e apresentar um relatório que desagrade o governo federal.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала