- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

África do Sul convocará enviado israelense para repreensão: 'Nos desrespeitam, não devemos tolerar'

© AFP 2023 / Gianluigi GuerciaPresidente sul-africano, Cyril Ramaphosa faz comentários na sessão plenária durante a Cúpula do BRICS de 2023, no Centro de Convenções Sandton, em Joanesburgo, em 23 de agosto de 2023
Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa faz comentários na sessão plenária durante a Cúpula do BRICS de 2023, no Centro de Convenções Sandton, em Joanesburgo, em 23 de agosto de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 08.11.2023
Nos siga no
Segundo ministra da Presidência, a posição do embaixador israelense no país está "insustentável", uma vez que o diplomata faz "comentários depreciativos" contra aqueles que não concordam com a guerra travada por Israel na Faixa de Gaza.
A África do Sul chamará o embaixador de Israel para emitir-lhe uma diligência (repreensão formal no meio diplomático), disse um alto funcionário sul-africano de política externa nesta quarta-feira (8) à Reuters.
Na segunda-feira (6), o país africano criticou o embaixador Eliav Belotsercovsky pelos comentários que fez. No entanto não deu maiores detalhes sobre o conteúdo das declarações.

"Espero que a diligência seja solicitada hoje [8]. Não tenho certeza de quando ele [Belotsercovsky] chegará", disse Zane Dangor, diretor-geral do Departamento de Relações Internacionais e Cooperação da África do Sul.

A ministra da Presidência, Khumbudzo Ntshavheni, comentou que o gabinete notou os "comentários depreciativos do embaixador israelense na África do Sul sobre aqueles que se opõem às atrocidades e ao genocídio do governo israelense" e acrescentou que o departamento de relações internacionais foi instruído a "tomar as medidas necessárias dentro dos canais diplomáticos e protocolos para lidar com sua conduta".
Ntshavheni também disse que a posição de Belotsercovsky no país era "insustentável", segundo a AP News.
Palestinos esperam para chegar ao Egito a partir do posto de controle de Rafah, na Faixa de Gaza, em 1º de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 05.11.2023
Panorama internacional
África do Sul pede que Israel 'cumpra suas obrigações internacionais' e proteja civis em Gaza
A chanceler sul-africana, Naledi Pandor, afirmou que "o embaixador de Israel tem feito uma série de comentários […] sem ter tido qualquer discussão com altos membros do governo da África do Sul".

"Não sei se porque [este] é um país africano e eles nos desrespeitam, mas é algo que não devemos tolerar", acrescentou Pandor segundo a Reuters.

Questionada no Parlamento sobre se tinha apresentado uma proposta para expulsar Belotsercovsky, Pandor disse que não.

"Quanto à expulsão, não há decisão a respeito neste momento. Se tal decisão for tomada, nós […] faremos o anúncio necessário", afirmou a chanceler.

Há dois dias, o governo sul-africano chamou de volta o seu embaixador e sua missão diplomática em Israel, condenando o bombardeamento da Faixa de Gaza ao caracterizá-lo como "genocídio".
A África do Sul está entre vários países que chamaram de volta os seus embaixadores em Tel Aviv para protestar contra as operações militares em Gaza, incluindo Chile, Colômbia e Honduras. A Bolívia rompeu relações diplomáticas com o país.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала