DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Retrato cósmico revela cores vibrantes do Universo a 4,3 bilhões de anos-luz (FOTO)

© Foto / NASA/CXC/SAOAglomerado de galáxias Abell 2597
Aglomerado de galáxias Abell 2597 - Sputnik Brasil, 1920, 12.11.2023
Nos siga no
A NASA e a Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) divulgaram uma imagem que combina as observações do telescópio Hubble e do novo telescópio James Webb, oferecendo a "visão mais colorida" de sempre do Universo.
A imagem mostra galáxias a 4,3 bilhões de anos-luz de distância, localizadas na estrutura MACS0416, um par de aglomerados galácticos em rota de colisão, e permite identificar objetos bem mais distantes do que o aglomerado de galáxias que aparece em primeiro plano.
A lente gravitacional MACS JO416 pode ter ajudado o JWST a detectar as primeiras estrelas nascidas após o Big Bang - Sputnik Brasil, 1920, 12.11.2023
A lente gravitacional MACS JO416 pode ter ajudado o JWST a detectar as primeiras estrelas nascidas após o Big Bang
As cores da imagem têm significado científico, com galáxias mais azuis apresentando uma intensa formação estelar, detectadas com maior facilidade pelo Hubble, enquanto as galáxias vermelhas tendem a estar mais distantes e são mais bem fixadas pelo Webb.
O James Webb tem uma maior facilidade de mergulhar nas profundezas do cosmos, entrando no universo primitivo em busca das primeiras galáxias e estrelas.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала