Bolsonaro cita Lula como 'exemplo' ao comentar eleição de 2026, diz mídia
16:20 17.11.2023 (atualizado: 17:41 17.11.2023)
© AFP 2023 / Douglas MagnoO ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante comício antiaborto organizado pelo grupo PL Mulher na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte (MG). Brasil, 8 de outubro de 2023
© AFP 2023 / Douglas Magno
Nos siga no
Apesar de estar inelegível e responder a diversos inquéritos na Justiça, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem usado um curioso exemplo quando é perguntado sobre quem apoiará nas eleições presidenciais de 2026.
Publicamente ou em conversas mais reservadas, em vez de apontar um sucessor, Bolsonaro cita o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em sua resposta, de acordo com a coluna de Bela Megale no jornal O Globo.
"Há quatro anos Lula estava preso e inelegível. Eu só estou inelegível", afirma Bolsonaro a pessoas próximas.
Apesar dos inquéritos em curso, neste momento o ex-mandatário não tem condenações, mas ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) avaliam que as chances de ele escapar de uma punição são pequenas.
A expectativa na Corte é que a Polícia Federal conclua ainda neste ano a investigação sobre a atuação do ex-presidente em um plano de golpe de Estado para impedir a posse de Lula, diz a mídia.