'Pompeia do norte': desenterram na Itália moeda excepcional e 50 gemas preciosas (FOTOS)
09:16 20.11.2023 (atualizado: 10:17 20.11.2023)
© AFP 2023 / Andreas SolaroUma vista geral mostra o sítio arqueológico de Herculano em Ercolano, perto de Nápoles, com o vulcão do Monte Vesúvio ao fundo
© AFP 2023 / Andreas Solaro
Nos siga no
Arqueólogos italianos desenterraram 50 joias únicas durante as escavações em andamento em Claterna, antiga povoação romana conhecida como a "Pompeia do norte".
Juntamente com as joias, também foram desenterradas 3.000 moedas. Merece destaque também a descoberta de 50 gemas entalhadas, sugerindo a possível existência na cidade de uma oficina especializada em sua produção, escreve Arkeonews.
A joia da escavação, no entanto, é um excepcional "quinário", que data de 97 a.C. Esta moeda retrata uma apresentação detalhada de uma "vitória alada" escrevendo em um escudo e posicionada sobre um troféu. A presença da palavra "Roma" atesta a celebração de vitórias militares e a conexão da cidade com o poder romano.
© Foto / Soprintendenza BolognaQuinário raro descoberto em Claterna, Itália
Quinário raro descoberto em Claterna, Itália
© Foto / Soprintendenza Bologna
"Estamos diante da maior área arqueológica não estratificada no norte da Itália. Dada a importância e a quantidade de achados revelados até agora, provavelmente podemos falar de uma Pompeia do norte", disse em comunicado Lucia Borgonzoni, subsecretária de Estado italiana do Ministério da Cultura.
© Foto / Soprintendenza BolognaJoias encontradas em escavações arqueológicas em Claterna, Itália
Joias encontradas em escavações arqueológicas em Claterna, Itália
© Foto / Soprintendenza Bologna
A descoberta das moedas de prata e pedras preciosas coloridas, presumivelmente produzidas localmente, sugere que Claterna não era apenas um centro de trânsito, mas também um movimentado centro de comércio.