Carro explode na passagem entre EUA e Canadá; fronteiras são fechadas (VÍDEO)
15:41 22.11.2023 (atualizado: 18:46 22.11.2023)
© AFP 2023 / GEOFF ROBINSViajantes esperam para cruzar para o Canadá na Rainbow Bridge, em Niagara Falls, Ontário, em 9 de agosto de 2021
© AFP 2023 / GEOFF ROBINS
Nos siga no
Um veículo explodiu na Rainbow Bridge, ponte fronteiriça entre os EUA e o Canadá em Niagara Falls, nesta quarta-feira (22). O FBI está investigando a explosão como um ataque terrorista, afirmou o canal televisivo americano Fox News.
"O FBI está investigando a explosão na ponte entre os Estados Unidos e o Canadá como uma tentativa de ataque terrorista", disse o canal, citando suas fontes. Esse e outros postos de controle, como a Peace Bridge e a Lewiston/Queenston Bridge, foram fechados após o incidente.
A governadora da província, Kathy Hochul, afirmou que já está inteirada da situação, e as autoridades já estão no local.
"A Rainbow Bridge está fechada até novo aviso", disse o gabinete da prefeitura em um comunicado.
O veículo de mídia local Niagara Gazette afirmou que a explosão partiu de um veículo fora de controle do lado americano. O carro supostamente acelerou na direção das cabines de inspeção, onde ocorreu o evento.
A reportagem ainda apontou, citando testemunhas, que foram ouvidos ruídos altos semelhantes aos de explosões e que uma nuvem de fumaça se formou na sequência.
Como aponta o canal de TV americano, duas pessoas que estavam no carro morreram e um guarda de fronteira ficou ferido. "O carro estava indo dos Estados Unidos para o Canadá e se dirigia ao prédio da guarda de fronteira", diz o comunicado.
O FBI afirmou que está coordenando uma investigação com autoridades locais, regionais e federais. "A situação é muito fluida, isso é tudo que podemos dizer neste momento", disse a agência.
Imagens e vídeos supostamente retirados da cena do posto de controle mostram um incêndio e o que parecem ser destroços no solo.
O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, declarou que o país considera reforçar a segurança em todos os postos de controle ao longo de sua fronteira com os Estados Unidos.
"Estamos considerando a introdução de medidas de segurança adicionais em todos os pontos fronteiriços após este incidente", disse Trudeau, em discurso no Parlamento do Canadá.
As pontes Peace, Rainbow e Queenston/Lewiston que ligam o Canadá e os EUA foram todas fechadas. O aeroporto internacional de Buffalo Niagara também está fechado para partidas e chegadas, disse a Autoridade Federal de Aviação dos EUA.
Segurança reforçada
À CBC (Canadian Broadcasting Corporation), a agência de transportes dos EUA, a Autoridade de Transporte da Fronteira do Niágara, disse que estava “aumentando a segurança em todo o sistema”. A agência disse que os carros que entram no aeroporto de Buffalo passarão por verificações de segurança e os viajantes podem “esperar exames adicionais” a partir de agora.
Outras passagens da fronteira canadense tiveram sua segurança reforçada. O túnel Detroit-Windsor está operando, segundo comunicado enviado da equipe do túnel à CBC, com um “nível elevado de segurança” após a explosão na ponte Rainbow.
Neste comunicado, o diretor executivo do túnel disse que a passagem está aberta, mas são esperados alguns atrasos. A partir das 15h40 (horário do Canadá), os atrasos são inferiores a 15 minutos. As autoridades também estão monitorando a situação em outras passagens da fronteira Windsor-Detroit.
Neste comunicado, o diretor executivo do túnel disse que a passagem está aberta, mas são esperados alguns atrasos. A partir das 15h40 (horário do Canadá), os atrasos são inferiores a 15 minutos. As autoridades também estão monitorando a situação em outras passagens da fronteira Windsor-Detroit.