Projeto propõe barrar entrada de estrangeiros no Brasil que praticaram racismo em eventos esportivos
17:51 23.11.2023 (atualizado: 16:10 24.11.2023)
© AFP 2023 / Carl de SouzaTorcedores argentinos entram em confronto com a polícia brasileira antes do início da partida de futebol das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo da FIFA de 2026 entre o Brasil e a Argentina, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Brasil, 21 de novembro de 2023
© AFP 2023 / Carl de Souza
Nos siga no
Proposta de deputada ganha impulso na Câmara em meio a diversos episódios de briga e violência em partidas de futebol no país.
Entrou em tramitação na Câmara dos Deputados um projeto de lei propondo que estrangeiros sejam impedidos de entrar no Brasil ou sejam expulsos do país, caso tenham sido condenados ou denunciados por discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia ou xenofobia no contexto de atividades esportivas.
O projeto foi proposto pela deputada Simone Marquetto (MSD) e, de acordo com o jornal O Globo, foi incorporado a outro projeto de lei, este do deputado José Medeiros (PT), que sugere a criação da Lei de Migração.
Na madrugada desta quarta-feira (22), uma argentina teve a prisão preventiva decretada após cometer injúria racial no Maracanã durante a partida entre o Brasil e a Argentina. Ela chamou uma funcionária do estádio de "pedaço de macaca".
"Trata-se de crime grave e recorrentemente praticado, a despeito da profunda indignação por parte da sociedade e dos vários alertas emitidos por este juizado através do sistema audiovisual deste estádio, inclusive em diversos idiomas. Indefiro o pedido de liberdade provisória, convertendo a prisão em flagrante em preventiva", destacou a juíza em sua decisão citada pela mídia.
Entretanto, caso a proposta da deputada se torne lei, a Argentina não seria impactada porque a aplicação da medida não pode ser retroativa. Ela só abrangeria casos que possam acontecer após a sanção da lei.