- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

'Se for apropriado', fecharemos a fronteira com a Rússia, diz premiê da Noruega

© AP Photo / Sergei GritsCerca que bloqueia o acesso ao posto fronteiriço, vazio e fechado, de Nuijamaa, entre a Rússia e a Finlândia. Lappeenranta, Finlândia, 18 de novembro de 2023
Cerca que bloqueia o acesso ao posto fronteiriço, vazio e fechado, de Nuijamaa, entre a Rússia e a Finlândia. Lappeenranta, Finlândia, 18 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 23.11.2023
Nos siga no
Jonas Store fez a declaração com base no fechamento pela Finlândia de praticamente todos os postos de controle fronteiriços com a Rússia, atitude que gerou críticas por parte de Moscou.
A Noruega pode fechar o único posto de controle na fronteira com a Rússia, anunciou Jonas Store, primeiro-ministro do país escandinavo, durante um discurso na conferência do cartel LO Stats nesta quinta-feira (23).
O político foi questionado sobre se seria apropriado seguir o exemplo da Finlândia e fechar a fronteira com a Rússia.
"Se for apropriado", respondeu Store.
Ele acrescentou que a Noruega está monitorando de perto a situação na Finlândia e na Estônia.
Passageiros russos saem de um ônibus para o controle de passaportes no posto de fronteira de Vaalimaa entre a Finlândia e a Rússia em Virolahti, leste da Finlândia, em 28 de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 16.11.2023
Panorama internacional
Finlândia fecha importantes passagens da fronteira com a Rússia
O único posto de controle fronteiriço, o Storskog, ou Borisoglebsky, do lado russo, está localizado na fronteira entre a província norueguesa de Troms og Finnmark e a região russa de Murmansk.
A Finlândia decidiu recentemente fechar todos os postos de controle fronteiriços com a Rússia, exceto Raja-Jooseppi, até 23 de dezembro.
Moscou criticou essa decisão como apressada, feita sem consultas bilaterais e violadora dos direitos e interesses de dezenas de milhares de russos e finlandeses.
A Rússia também rejeitou a justificativa do uso da fronteira para forçar a entrada de imigrantes na Finlândia, classificando essa consideração de provocativa e dizendo ter sido feita com vontade de agravar as relações entre os dois países.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала