- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Secretário de Estado dos EUA se reúne com presidente palestino nesta quinta; Faixa de Gaza no radar

© AP Photo / Jacquelyn MartinAntony Blinken, secretário de Estado dos EUA, em Tel Aviv, Israel, em 12 de outubro de 2023
Antony Blinken, secretário de Estado dos EUA, em Tel Aviv, Israel, em 12 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 27.11.2023
Nos siga no
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, pode se reunir com o presidente palestino, Mahmoud Abbas, em Ramallah, na próxima quinta-feira (30), para discutir a situação na Faixa de Gaza, disse uma fonte do gabinete de Abbas à Sputnik.
"O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, visitará Ramallah na quinta-feira e vai se reunir com o presidente Mahmoud Abbas como parte de discussões conjuntas e da coordenação em torno do conflito em curso na Faixa de Gaza", disse a fonte.
Um helicóptero transportando reféns libertados pelo Hamas pousa no Centro Médico Infantil Schneider em Petah Tikva, Israel, em 24 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 25.11.2023
Panorama internacional
Troca de reféns em Gaza: 2ª lista inclui libertação de 39 palestinos e 20 reféns em poder do Hamas

Guerra

A guerra entre Israel e o Hamas se intensificou nas últimas semanas, e, desde outubro, cerca de 1,4 mil israelenses e quase 15 mil palestinos morreram.
Em 29 de novembro de 1947, a Assembleia Geral das Nações Unidas votou a criação de dois Estados — um judeu e um árabe — na margem ocidental do rio Jordão, ao mesmo tempo em que Jerusalém manteria o status de zona internacional.
Em 14 de maio de 1948, Israel declarou sua independência. Imediatamente depois, Egito, Síria, Jordânia, Líbano e Iraque começaram uma guerra contra o Estado recém-formado.
Primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, durante encontro com representantes do governo americano sobre relações entre os dois países. Jerusalém, 28 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 24.11.2023
Panorama internacional
Netanyahu só seguirá no poder se mantiver guerra na Faixa de Gaza, diz analista israelense
Durante a Guerra dos Seis Dias (1967), Israel ocupou a Faixa de Gaza e a Cisjordânia (margem ocidental do rio Jordão), incluindo Jerusalém Oriental. Surgiram as colônias de judeus em terra palestina, levando ao deslocamento em massa de palestinos.
Após a Primeira Intifada (manifestação de resistência dos palestinos contra as autoridades israelenses nos territórios ocupados, que durou de 1987 a 1993), foi assinado o acordo de paz de Oslo. Foi um período de transição de cinco anos. Era para começar com a redistribuição de tropas israelenses da Faixa de Gaza e Cisjordânia e terminar com a determinação do status final dos territórios palestinos.
Em 1996, a Palestina realizou suas primeiras eleições, e Yasser Arafat, então líder da Organização para a Libertação da Palestina, foi eleito presidente da Autoridade Nacional Palestina.
Em 2002, em meio à Segunda Intifada ou Intifada Al-Aqsa, os Estados Unidos, a União Europeia, a Rússia e as Nações Unidas propuseram um plano de paz denominado Roteiro para a Paz. Previa a retomada das negociações, a resolução do conflito e o estabelecimento de um Estado independente palestino.
Em 2005, Israel, unilateralmente, sem qualquer acordo político, retirou-se completamente da Faixa de Gaza.
Manifestantes reúnem-se em frente ao edifício da BBC, na Escócia para mostrar solidariedade com o povo palestino, em Glasgow, em 14 de outubro de 2023. - Sputnik Brasil, 1920, 25.11.2023
Panorama internacional
Mídia na berlinda: jornalistas denunciam parcialidade na cobertura ocidental da guerra Israel-Hamas
Em 25 de janeiro de 2006, eleições legislativas foram realizadas pela segunda vez. Duas organizações se destacaram: o Hamas ganhou a maioria dos assentos (80), enquanto o Fatah levou 43 assentos no Conselho Legislativo Palestino.
Em junho de 2007, houve um conflito militar na Faixa de Gaza entre as duas frentes. O Hamas assumiu o controle total do território de Gaza, depois de expulsar a maioria dos ativistas do Fatah (que não era mais governo).
Em 29 de novembro de 2012, a Palestina recebeu o status de Estado observador nas Nações Unidas, evento que é amplamente considerado o reconhecimento de fato do Estado palestino pela comunidade internacional.
As tensões escalaram mais uma vez, drasticamente, quando, em 2018, o então presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou o reconhecimento de Jerusalém como a capital israelense e transferiu a Embaixada dos EUA para lá.
Como resultado de ataques de foguetes a partir da Faixa de Gaza, Israel vem realizando operações contra a infraestrutura do Hamas desde 2008, tendo sido a última em maio de 2023.
Países como Rússia e Brasil têm pedido às duas partes em conflito que cheguem a um cessar-fogo e retornem à mesa de negociações.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao lado do ministro da Justiça, Flávio Dino, e do procurador Paulo Gustavo Gonet Branco, no Palácio do Planalto. Brasília, 27 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 27.11.2023
Notícias do Brasil
Presidente Lula indica Dino para o STF e Gonet para a PGR
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала