Presidente do Azerbaijão diz a Blinken que ações americanas colocam laços entre países 'em risco'
12:13 28.11.2023 (atualizado: 12:22 28.11.2023)
© AFP 2023 / Mikhail MetzelO presidente do Azerbaijão, Ilham Aliev, participa de uma reunião trilateral com o primeiro-ministro armênio e o presidente russo no Kremlin, em Moscou, em 25 de maio de 2023.
© AFP 2023 / Mikhail Metzel
Nos siga no
Em uma ligação na segunda-feira (27), o presidente azerbaijano, Ilham Aliev, disse ao secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, que as recentes ações de Washington em apoio à Armênia põem em risco os laços EUA-Azerbaijão.
No comunicado emitido hoje (28) por Baku e citado pela Reuters, o gabinete de Aliev afirmou que o presidente disse a Blinken que "as últimas declarações e ações tomadas pelos EUA prejudicaram seriamente as relações Azerbaijão-EUA".
Aliev declarou que Baku tomou nota dos comentários do secretário de Estado adjunto, James O'Brien, durante uma audiência no Congresso, de que "não havia chance de negócios como de costume" com o Azerbaijão após a operação em Nagorno-Karabakh.
No entanto, o comunicado acrescentou que Aliev e Blinken concordaram, no interesse de normalizar os laços, que O'Brien visitaria Baku e que Washington suspenderia a proibição de visitas de altos funcionários do Azerbaijão aos EUA.