'Blindado desprotegido': Ucrânia perde 1º tanque Leopard 1A5 recém-entregue pela Alemanha, diz mídia
04:22 29.11.2023 (atualizado: 04:44 29.11.2023)
© AP Photo / Martin MeissnerTanque Leopard 2 em operação durante visita do ministro da Defesa alemão Boris Pistorius ao Batalhão de Tanques 203 da Bundeswehr na base militar de Augustdorf , Alemanha, 1º de fevereiro de 2023.
© AP Photo / Martin Meissner
Nos siga no
Militares russos, pela primeira vez, destruíram um tanque alemão Leopard 1A5, usado pelas forças ucranianas, ressalta-se que isso ocorreu poucas semanas após o início de seu uso em combate, escreve o colunista David Axe em um artigo na Forbes se referindo a um vídeo que circula nas redes sociais.
"O Exército ucraniano perdeu pela primeira vez o tanque Leopard 1A5", escreve a revista. O vídeo mostra o momento em que o tanque, de acordo com Axe, provavelmente pertencente à 44ª Brigada Mecanizada das Forças Armadas da Ucrânia, fica sob ataque da artilharia russa.
"Tendo sido descoberto, o tanque desprotegido tornou-se um alvo fácil para o que aparentemente era uma série de ataques de artilharia, que eram conduzidos cada vez com maior precisão", escreve o colunista.
© Foto / WarVehicleTracker/XPrint de tela de tanque Leopard 1A5 atingido das forças ucranianas
Print de tela de tanque Leopard 1A5 atingido das forças ucranianas
© Foto / WarVehicleTracker/X
Axe observa que os tanques alemães Leopard 1A5 são os blindados mais desprotegidos no conflito ucraniano, e reconhece que sua destruição é inevitável. Entretanto, segundo ele, o primeiro destes tanques foi perdido demasiado rápido – talvez apenas algumas semanas após o uso em combate.