- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Quem é o líder latino-americano mais influente de 2023?

© Foto / Sputnik / Aleksei Nikolsky, AP/Eraldo Peres, Paul White, Fernando Vergara, Juan Karita, Matias Delacroix, Moises Castillo, Matilde Campodonico, Arnulfo FrancoMontagem com líderes da América Latina
Montagem com líderes da América Latina - Sputnik Brasil, 1920, 12.12.2023
Nos siga no
O ano de 2023 foi cheio de reviravoltas na geopolítica mundial, com destaque para América Latina, uma vez que alianças inesperadas e novas eleições modificaram o cenário político e econômico das nações da região.
Enquanto o polêmico Javier Milei inicia sua presidência na Argentina, em uma vitória um tanto imprevisível, no México, o presidente Andrés Manuel López Obrador caminha para o seu último ano de governo, no qual será decidido se a esquerda continuará a liderar o país ou se veremos o regresso dos partidos de centro-direita à presidência mexicana.
Já em El Salvador, Nayib Bukele buscará novamente a presidência, enquanto na Venezuela – que também entrará em eleições em breve – o presidente Nicolás Maduro confronta os Estados Unidos pelo apoio à Guiana na disputa pelo território de Essequibo.
No Brasil, o terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem sido espinhoso para o líder e suas propostas de política interna, visto que, diferente de mandatos anteriores, Lula encontra forte resistência no Congresso Nacional para aprovação de suas pautas.
Na política externa, o país voltou a ter protagonismo em diversos organismos. Em outubro, deixou a presidência rotativa do Conselho de Segurança das Nações Unidas e agora lidera a do G20. Mas é "em casa" que Lula está sentindo a maior dificuldade, visto que importantes órgãos como a Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) e o Mercosul têm sido colocados em segundo plano pelo Uruguai e, agora, pela Argentina.
Em viagem do presidente Luis Lacalle Pou a Pequim, o Uruguai assinou diversos acordos com a China elevando sua relação com o gigante asiático à "parceria estratégica" e está às vias de assinar um acordo de livre comércio.
A Nicarágua não ficou para trás, pois o governo de Daniel Ortega conseguiu concluir tal acordo. Em 2023, diversos líderes latino-americanos foram à China, como Lula, Gabriel Boric do Chile, Xiomara Castro de Honduras e Gustavo Petro da Colômbia. Enquanto isso, o presidente da Bolívia, Luis Arce, celebra a entrada da Bolívia no Mercosul e continua a pressionar para que o seu país se junte ao BRICS.
A Sputnik Brasil convida você a votar no líder latino-americano mais influente da região ao longo destes 12 meses.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала