- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Após ataques a navios, coalizão liderada pelos EUA planeja criar corredor seguro no mar Vermelho

© AP Photo / Marinha dos EUA / Riley Gasdia, especialista em comunicação de massa 3ª classeNavio de assalto anfíbio USS Bataan navega pelo mar Vermelho em 8 de agosto de 2023
Navio de assalto anfíbio USS Bataan navega pelo mar Vermelho em 8 de agosto de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 20.12.2023
Nos siga no
Denominada Guardião da Prosperidade e ainda em estágio inicial, a operação tem como objetivo enfrentar a recente escalada de ataques realizados pelos houthis. Esses rebeldes têm mirado navios cargueiros que transitam pelo mar Vermelho com destino ao canal de Suez, utilizando foguetes e drones.
Para conter esses ataques, os Estados Unidos liderarão a iniciativa, envolvendo navios da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) na criação de um escudo contra drones e mísseis disparados pelos houthis.
Esses ataques afetaram uma das principais rotas de distribuição global, o canal de Suez, representando uma ameaça potencial para a economia mundial. De acordo com uma consultoria suíça em logística citada pelo jornal britânico Financial Times, desde os ataques, 103 navios foram desviados.
Militares da Marinha dos EUA em frente a um avião F-35C Lightning II no convés de voo do USS Carl Vinson, porta-aviões de propulsão nuclear dos EUA, durante visita à base naval sul-coreana na cidade de Busan. Coreia do Sul, 22 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 20.12.2023
Panorama internacional
EUA recebem apoio limitado de aliados para operação no mar Vermelho, diz mídia britânica
A coalizão, que conta com a participação de países como França, Itália, Holanda, Noruega, Espanha, Bahrein e Seychelles, está em fase inicial e é uma resposta à necessidade de enfrentar a crescente ameaça dos houthis.

O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos, John Kirby, declarou na terça-feira (19): "Navios e aeronaves de várias nações estão e continuarão a se juntar aos Estados Unidos na realização de vigilância marítima e tomando ações defensivas, conforme apropriado para proteger navios comerciais da ameaça representada pelos houthis".

Em resposta, o líder dos houthis, Abdul-Malik al-Houthi, afirmou nesta quarta-feira (20) que o grupo não ficará de "braços cruzados" e retaliará com mísseis os navios de guerra da coalizão. Os houthis são alinhados ao Irã e ao Hamas.
Navio de assalto anfíbio USS Bataan navega pelo mar Vermelho em 8 de agosto de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 18.12.2023
Panorama internacional
Ataques houthis no mar Vermelho: navios comerciais sofrem investidas
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала