Relações com a Rússia são 'extremamente importantes' para a Indonésia, diz secretário-geral
23:29 21.12.2023 (atualizado: 23:39 21.12.2023)
© Ministério das Relações Exteriores da RússiaNesta foto divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores da Rússia, o secretário-geral da ASEAN, Lim Jock Hoi, à direita, e o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, à esquerda, se encontram em Jacarta, na Indonésia (foto de arquivo)
© Ministério das Relações Exteriores da Rússia
Nos siga no
Hasto Kristiyanto, secretário-geral do Partido Democrático Indonésio de Luta, partido governista, declarou à Sputnik que as relações com a Rússia têm uma importância "extremamente significativa" para a Indonésia, e o partido busca fomentar a cooperação com Moscou.
"Essas relações têm extrema importância para nós, desde a era de Sukarno e especialmente agora. Podemos imediatamente recordar a história da nossa cooperação bem-sucedida, que teve início na época do fundador da Indonésia. Durante o seu mandato presidencial, vários edifícios foram construídos na Indonésia com a assistência de especialistas soviéticos, os quais ainda utilizamos até hoje. Diante do desafio que chamamos de 'Guerra Fria 2.0' no cenário global, qualquer cooperação com a Rússia permanece muito relevante e deve ser aprimorada", afirmou Kristiyanto.
O político acrescentou que a política externa do país é fundamentada na independência e no ativismo, destacando que Jacarta está convencida da "importância de promover a igualdade e a justiça no mundo" e das "ideias de paz", as quais são "especialmente relevantes agora, dada a atual situação anárquica na política internacional".
Kristiyanto ainda enfatizou que "o mundo está imerso na Guerra Fria 2.0", e neste momento, o partido no poder busca promover políticas ativas, incluindo a cooperação com a Rússia.