- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Terceiro grupo com 34 brasileiros chega ao Egito após deixar a Faixa de Gaza

© Foto / Ricardo Stuckert / Palácio do PlanaltoPresidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante Recepção do grupo de brasileiros e familiares resgatados na Faixa de Gaza Base Aérea de Brasília, 13 de novembro de 2023
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante Recepção do grupo de brasileiros e familiares resgatados na Faixa de Gaza Base Aérea de Brasília, 13 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 21.12.2023
Nos siga no
Nesta quinta-feira (21), o terceiro grupo de brasileiros deixou a Faixa de Gaza e chegou ao Egito nesta manhã por meio da passagem de Rafah.
Ao todo, 34 brasileiros estavam no grupo que agora aguarda a chegada do avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para voltar ao Brasil. No entanto, o número final de quantos brasileiros e familiares completaram o processo será informado só após o fim da operação, relata a CNN Brasil.
Das 34 pessoas autorizadas a deixar Gaza hoje (21), 16 têm dupla nacionalidade, 17 são palestinos e uma é classificada como internacional. O avião da FAB, o KC-30, decolou pela manhã do Rio de Janeiro rumo ao Cairo, no Egito, para fazer a repatriação. A previsão é que os brasileiros desembarquem, no sábado (23), às 08h00 em Brasília.
Esse é a terceira vez que o Itamaraty negocia com Egito e Israel para trazer brasileiros. O retorno ocorre após Tel Aviv rever vetos aos pedidos de repatriação do Brasil e autorizar a saída de 16 pessoas das 24 que foram barradas em 8 de dezembro.
Pessoas que fogem da Faixa de Gaza fazem fila na parte egípcia da fronteira de Rafah com o enclave palestino, em 3 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 08.12.2023
Notícias do Brasil
Israel barra palestinos incluídos em nova lista feita pelo Brasil para saída de Gaza, diz mídia
Agora, após a liberação dessas 16, familiares que haviam desistido da viagem no começo do mês por conta dos vetos também poderão embarcar para o Brasil. Porém, oito pessoas seguem impedidas de deixar Gaza mesmo após a revisão dos vetos. Os motivos dos vetos não são esclarecidos, segundo fontes diplomáticas ouvidas pela mídia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала