EUA testam sistema de comunicação de rádio de longo alcance 'inédito'

© AFP 2023 / Denis LovrovicOficial da Marinha dos EUA fala pelo rádio no convés do porta-aviões de propulsão nuclear USS Harry S. Truman ancorado no porto de Split, Croácia, 14 de fevereiro de 2022
Oficial da Marinha dos EUA fala pelo rádio no convés do porta-aviões de propulsão nuclear USS Harry S. Truman ancorado no porto de Split, Croácia, 14 de fevereiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 23.12.2023
Nos siga no
O sistema, avaliado como estando munido de diversas capacidades, permitiria, entre outras coisas, novas formas de comunicação e ser mais resistente a interferências "indesejadas".
O Exército dos EUA testou o que disse ser o primeiro sistema de comunicação de rádio de longo alcance do mundo que usa um receptor quântico atômico, informou na sexta-feira (22) o portal The Defense Post.
Desenvolvido pela empresa Rydberg Technologies, o objeto supostamente usa pouca energia e protege comunicações confidenciais contra hackers através de um novo método de detecção de rádio atômico.
Ele usa um sensor quântico altamente sensível a mudanças muito pequenas em campos eletromagnéticos, permitindo a detecção de uma variedade maior de comprimentos de onda do que uma antena convencional.
Satélite dos EUA - Sputnik Brasil, 1920, 14.10.2023
EUA criam nova geração de satélites de reconhecimento para competir com Rússia e China, diz mídia
Durante um teste realizado em um evento anual de experimentação em campo, o receptor atômico revelou uma sensibilidade "extraordinária" em bandas de alta e superalta frequência, tornando possível a comunicação aérea em longas distâncias.
O receptor teria ainda demonstrado imunidade a interferências indesejadas, especialmente em ambientes eletromagnéticos contestados, e a possibilidade de descobrir novas maneiras de se comunicar entre drones, aeronaves e navios em tais condições.
"Demonstramos o menor receptor atômico de todos os tempos em frequências e distâncias de comunicação de longo alcance que mostram um caminho claro para a transição das tecnologias quânticas do átomo de Rydberg do laboratório para aplicações no mundo real", resumiu David Anderson, CEO da Rydberg Technologies.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала