https://noticiabrasil.net.br/20231226/midia-plano-europeu-para-a-cadeia-de-abastecimento-de-baterias-enfrenta-atraso-por-culpa-dos-eua-32210990.html
Mídia: plano europeu para a cadeia de abastecimento de baterias enfrenta atraso por culpa dos EUA
Mídia: plano europeu para a cadeia de abastecimento de baterias enfrenta atraso por culpa dos EUA
Sputnik Brasil
A fabricante de materiais Novonix emitiu um alerta enquanto a Europa luta para competir com os subsídios dos EUA para a produção de baterias para carros... 26.12.2023, Sputnik Brasil
2023-12-26T07:56-0300
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De acordo com o Financial Times (FT), os planos europeus para a criação de uma cadeia de abastecimento de baterias para carros elétricos independente da China enfrentam grandes atrasos, uma vez que as empresas se concentram no mercado dos EUA devido aos subsídios à energia limpa, alertou um importante fabricante. Chris Burns, ex-engenheiro da Tesla que dirige a produtora australiana de materiais para baterias Novonix — que fabrica o componente de bateria de grafite que é vital para a transição dos carros elétricos, disse ao FT que a Lei de Redução da Inflação dos EUA estava afastando os produtores da Europa graças ao incentivo de US$ 369 bilhões (cerca de R$ 1,8 trilhão). Os comentários de Burns destacam o desafio que a Europa enfrenta na construção de uma cadeia de abastecimento independente da China, a principal fornecedora mundial de grafite e outras matérias-primas necessárias para baterias, sem uma injeção de subsídios. Segundo a apuração, os fabricantes chineses estão visando cada vez mais a expansão na Europa e nas regiões vizinhas, depois de Washington ter tomado medidas para restringir a sua presença nos EUA com regulamentações mais rigorosas. Em resposta, Pequim aumentou os controles de exportação de grafite no mês de outubro. A Shanghai Putailai, fabricante de materiais para baterias, anunciou em maio planos de investir US$ 1,3 bilhão (aproximadamente R$ 6,3 bilhões) na construção de uma fábrica na Suécia, enquanto a rival chinesa Ningbo Shanshan está avaliando um investimento semelhante na Finlândia. Além disso, o grupo canadense de materiais para baterias SRG Mining, que fez parceria com o grupo de tecnologia chinês C-One, disse que planeja construir uma instalação de US$ 300 milhões (cerca de R$ 1,4 bilhão) a US$ 500 milhões (mais de R$ 2,4 bilhões) no Marrocos para atender os mercados dos EUA e da Europa. A Novonix pretende produzir 20 mil toneladas de grafite por ano em Riverside, no Tennessee, antes de expandir ainda mais na América do Norte para 150 mil toneladas anuais.
https://noticiabrasil.net.br/20231008/midia-franca-pede-acordo-rapido-a-ue-sobre-reforma-energetica-para-combater-subsidios-dos-eua-30724959.html
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Mídia: plano europeu para a cadeia de abastecimento de baterias enfrenta atraso por culpa dos EUA
A fabricante de materiais Novonix emitiu um alerta enquanto a Europa luta para competir com os subsídios dos EUA para a produção de baterias para carros elétricos.
De
acordo com o Financial Times (FT), os
planos europeus para a criação de uma
cadeia de abastecimento de baterias para carros elétricos independente da China enfrentam grandes atrasos, uma vez que as empresas se concentram no mercado dos EUA devido aos subsídios à energia limpa, alertou um importante fabricante.
Chris Burns, ex-engenheiro da Tesla que dirige a produtora australiana de
materiais para baterias Novonix — que fabrica o componente de bateria de grafite que é
vital para a transição dos carros elétricos, disse ao FT que a Lei de Redução da Inflação dos EUA estava afastando os produtores da Europa graças ao incentivo de US$ 369 bilhões (cerca de R$ 1,8 trilhão).
"Sempre pensamos na expansão para a Europa, mas o financiamento se torna o maior desafio", disse Burns ao afirmar ainda que "nosso foco é entregar a unidade de Riverside [no Tennessee, onde pretende produzir grafite] e iniciar a próxima unidade na América do Norte. Isso nos manterá mais do que ocupados até o final desta década".
Os comentários de Burns destacam o
desafio que a Europa enfrenta na construção de uma cadeia de abastecimento independente da China, a
principal fornecedora mundial de grafite e outras matérias-primas necessárias para baterias, sem uma injeção de subsídios.
Segundo a apuração, os fabricantes chineses estão visando cada vez mais a expansão na Europa e nas regiões vizinhas, depois de Washington ter tomado medidas para restringir a sua presença nos EUA com
regulamentações mais rigorosas. Em resposta,
Pequim aumentou os controles de exportação de grafite no mês de outubro.
A Shanghai Putailai, fabricante de materiais para baterias, anunciou em maio
planos de investir US$ 1,3 bilhão (aproximadamente R$ 6,3 bilhões) na construção de uma fábrica na Suécia, enquanto a rival chinesa Ningbo Shanshan está
avaliando um investimento semelhante na Finlândia.
Além disso, o grupo canadense de materiais para baterias SRG Mining, que fez parceria com o grupo de tecnologia chinês C-One, disse que planeja construir uma instalação de US$ 300 milhões (cerca de R$ 1,4 bilhão) a US$ 500 milhões (mais de R$ 2,4 bilhões) no Marrocos para atender os mercados dos EUA e da Europa.
A Novonix pretende produzir
20 mil toneladas de grafite por ano em Riverside, no Tennessee, antes de
expandir ainda mais na América do Norte para 150 mil toneladas anuais.