Biden: ataques dos EUA no Iraque tiveram como meta 'dissuadir Irã' e novas ações podem ser tomadas
18:01 27.12.2023 (atualizado: 19:21 27.12.2023)
© AP Photo / Jonathan ErnstO presidente Joe Biden fala no Salão Oval da Casa Branca sobre a guerra em Israel e na Ucrânia. Washington, D.C., 19 de outubro de 2023
© AP Photo / Jonathan Ernst
Nos siga no
Na segunda-feira (25), militares norte-americanos realizaram investidas aéreas de retaliação no Iraque, após um ataque de drone no início do dia por militantes alinhados ao Irã que deixou um militar em estado crítico e feriu outros dois militares dos EUA.
Os ataques aéreos militares dos Estados Unidos no Iraque na segunda-feira (25) tiveram como objetivo interromper uma série de ataques em curso contra militares norte-americanos na região, disse o presidente Joe Biden hoje (27), segundo a agência Reuters.
"Os ataques tinham como objetivo degradar e interromper a série de ataques em curso contra os EUA e os nossos parceiros, e para dissuadir o Irã e os grupos de milícias apoiados pelos iranianos de conduzirem ou apoiarem novos ataques contra pessoal e instalações dos Estados Unidos", disse Biden em uma carta aos principais líderes do Congresso estadunidense.
Biden acrescentou que Washington "está pronto para tomar novas medidas, conforme necessário e apropriado, para enfrentar novas ameaças ou ataques".
O confronto foi a mais recente demonstração de como a guerra na Faixa de Gaza entre Israel e o Hamas corre o risco de se espalhar por todo o Oriente Médio, ressalta a agência Bloomberg.
O número de grupos não estatais, bem como a imprevisibilidade das operações militares israelenses e das potenciais respostas do Irã, torna difícil prever quando é que incidentes específicos poderão desencadear uma escalada mais ampla, analisou a mídia.