Forças Armadas da Rússia recebem 1º lote de novos rifles de precisão Kalashnikov
15:22 27.12.2023 (atualizado: 16:13 27.12.2023)
© Sputnik / Aleksey Nikolskyi / Acessar o banco de imagensVladimir Putin, presidente russo, porta um rifle de precisão Chukavin durante visita ao centro de tiro da Kalashnikov, em 19 de setembro de 2018
© Sputnik / Aleksey Nikolskyi
/ Nos siga no
O primeiro lote do novo rifle de precisão semiautomático Chukavin (SVCh), desenvolvido pela Kalashnikov, foi entregue às Forças Armadas russas nesta semana, sendo testado com sucesso na zona de conflito ucraniana.
Apresentado pela primeira vez durante uma exposição militar em 2017, na Rússia, o SVCh vai tomar o lugar do atual rifle de precisão Dragunov (SVD). Com a mesma confiabilidade e eficiência do Dragunov, o Chukavin apresenta um design mais ergonômico e tem uma precisão ainda maior, podendo atingir alvos a até 1 km de distância.
© Sputnik / Kirill Kallinikov / Acessar o banco de imagensRifle de precisão SVCh, apresentado no pavilhão da Kalashnikov em exposição de armas do Fórum Técnico-Militar Internacional (IMTF, na sigla em inglês)
Rifle de precisão SVCh, apresentado no pavilhão da Kalashnikov em exposição de armas do Fórum Técnico-Militar Internacional (IMTF, na sigla em inglês)
© Sputnik / Kirill Kallinikov
/ Com um peso de 4,8 kg descarregado, o novo rifle tem 1.170 mm de comprimento. As medidas já levam em conta a coronha desdobrada e o flash hider anexado. Só o comprimento do cano é de 620 mm.
O rifle de precisão foi projetado para combates de armas combinadas, e, segundo algumas publicações, sua efetividade pode chegar a 1,2 km de distância. Outro lado positivo do SVCh é que também pode ser utilizado em combates de curta distância.
O Chukavin foi desenvolvido pelo Consórcio Kalashnikov, empresa de armamentos que se tornou famosa após a criação do fuzil de assalto AK-47, o mais popular ao redor do mundo.