- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Irã e Rússia fecham acordo para negociar em moedas locais em vez de dólar americano

© Sputnik / Sergei BobylevO presidente russo, Vladimir Putin (com a mão estendida), e o presidente iraniano, Ebrahim Raisi (ao lado de Putin), chegam para um almoço de trabalho no Kremlin, em Moscou, Rússia, em 7 de dezembro de 2023
O presidente russo, Vladimir Putin (com a mão estendida), e o presidente iraniano, Ebrahim Raisi (ao lado de Putin), chegam para um almoço de trabalho no Kremlin, em Moscou, Rússia, em 7 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 27.12.2023
Nos siga no
Um novo capítulo da cooperação econômica entre os países começou, após operacionalização das plataformas monetárias e bancárias.
Teerã e Moscou finalizaram um acordo para negociar em suas moedas em vez do dólar norte-americano, informou a mídia estatal iraniana nesta quarta-feira (27).
O acordo foi fechado durante uma reunião entre o governador do Banco Central do Irã, Mohammad Reza Farzin, e a presidente do Banco da Rússia, Elvira Nabiullina, em Moscou.

"Os bancos e os atores econômicos podem agora utilizar infraestruturas, incluindo sistemas interbancários sem ser o SWIFT, para negociar em moedas locais", escreve a agência Tasnim.

Moscou também abriu uma carta de crédito de 6,5 bilhões de rublos (R$ 324 milhões) para o Irã importar produtos básicos da Rússia, segundo a mídia.
Na segunda-feira (25), os membros da União Econômica Eurasiática (UEE) assinaram um acordo de livre comércio de pleno direito com a república islâmica.
Autoridades de países da União Econômica Euroasiática e da República do Irã assinam acordo de livre-comércio em 25 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 25.12.2023
Panorama internacional
Países da Eurásia assinam acordo de livre-comércio com Irã
Além de finalizar o acordo sobre o aproveitamento das moedas nacionais nas trocas comerciais bilaterais, Mohammad Reza Farzin levantou propostas no domínio do funcionamento das capacidades do BRICS. Nabiullina acolheu favoravelmente a sugestão do seu homólogo iraniano, relata a mídia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала