Pelo menos 8 mil pessoas de 24 nacionalidades marcham em direção à fronteira sul dos EUA (VÍDEOS)
16:07 27.12.2023 (atualizado: 17:46 27.12.2023)
© Foto / Twitter / ReproduçãoCaravana de pessoas se encaminha para a fronteira sul dos Estados Unidos
© Foto / Twitter / Reprodução
Nos siga no
Milhares de migrantes continuaram nesta quarta-feira (27) a marcha de um dia através do México em direção à fronteira sul dos Estados Unidos, horas antes de uma reunião agendada entre autoridades mexicanas e norte-americanas.
O número de pessoas que compõem a caravana, segundo relatos de diferentes mídias, gira em torno de 8 mil e 10 mil. Estima-se que há pessoas de 24 nações no grupo que se dirige para o norte através do estado mexicano de Chiapas, na fronteira com a Guatemala, disse Luis García Villagrán, organizador da caravana de migrantes e ativista, à emissora NBC News.
A maioria dos migrantes são da América do Norte, Central e da Venezuela, disse ele, mas alguns vêm de lugares distantes, como Turquia, Irã, Síria e Camarões.
The largest migrant caravan of 2023, known as the 'poverty exodus,' has recently departed from Southern Mexico, comprising approximately 10,000 individuals from 24 countries en route to the US border.
— red. (@redstreamnet) December 27, 2023
The caravan serves as both a migration movement and a protest against Mexican… pic.twitter.com/AJzgKEwuyt
No entanto, segundo Villagrán, nem todos procuram entrar nos Estados Unidos, "alguns esperam obter documentos para poder permanecer no México e encontrar trabalho e ajuda humanitária", assim como "chamar a atenção e [obter] assistência do governo mexicano".
"As condições em que caminham os acompanhantes, as mulheres e crianças migrantes são verdadeiramente deploráveis", disse Villagrán.
Os migrantes passaram a noite de Natal dormindo em pedaços de papelão ou plástico, sob toldos e tendas.
A marcha prossegue horas antes de uma reunião agendada entre o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, e o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, para discutir "migração irregular sem precedentes e identificar maneiras a partir das quais o México e os Estados Unidos abordarão os desafios de segurança nas fronteiras", informou o Departamento de Estado americano, em declaração citada pela mídia.
#BREAKING: Thousands On The Way To
— Unlimited L's (@unlimited_ls) December 25, 2023
The U.S. Border- The Biggest In Over A Year
Around 10.000 individuals, guided by Mexican activist Luis Rey Garcia Villagran
The largest migrant caravan in 18 months began its journey from Mexico to the US on Christmas Eve
President Biden… pic.twitter.com/bWWWExKx6y
Contudo Villagrán acredita que a reunião foi agendada com foco "totalmente em questões eleitorais": "Mulheres e crianças migrantes estão sendo usadas como moeda de troca", afirmou.
Anteriormente, López Obrador havia declarado que o Congresso dos EUA deveria oferecer mais apoio à América Latina em vez de erguer barreiras e "construir muros", segundo o The New York Times.