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Congresso dos EUA inicia investigação de incidente com helicóptero que teve acidente fatal no Japão

© Foto / Facebook da Marinha da Itália / Loche AndreaAvião MV-22B Osprey da Marinha dos EUA
Avião MV-22B Osprey da Marinha dos EUA - Sputnik Brasil, 1920, 28.12.2023
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O V-22 Osprey se despenhou durante treinamento no Japão no final de novembro, matando pelo menos um membro de serviço. O destino dos outros sete permanece desconhecido.
Um comitê de supervisão do Congresso dos EUA iniciou uma investigação sobre o programa dos helicópteros V-22 Osprey após um acidente no Japão que supostamente matou oito membros do serviço de operações especiais da Força Aérea do país norte-americano, informou na terça-feira (26) o portal Air Force Times.
A Osprey é uma aeronave rápida que pode voar tanto como um helicóptero quanto como um avião, mas tem sido criticada por suas falhas, que permitem acidentes graves.
Toda a frota do helicóptero está em terra após o acidente de 29 de novembro, com exceção de voos limitados do Corpo de Fuzileiros Navais em casos de emergência. Um cadáver foi encontrado, e sete outros a bordo permanecem desaparecidos. Mais de 50 membros do serviço militar dos EUA morreram em acidentes com o Osprey durante a vida útil do programa, e 20 deles morreram em quatro acidentes nos últimos 20 meses.
O governo do Japão, o único outro país que usa os Osprey, também suspendeu o funcionamento de suas aeronaves após o acidente.
Aeronaves MV-22B Osprey da Marinha dos EUA pousam durante os exercícios militares Talisman Saber 2017 no convés do navio de assalto anfíbio USS Bonhomme Richard, na costa de Sydney, Austrália, 29 de junho de 2017 - Sputnik Brasil, 1920, 06.12.2023
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Marinha dos EUA suspende voos de aviões Osprey após queda de aeronave que causou mortes no Japão
Na última quinta-feira (21) o Comitê de Supervisão e Responsabilidade da Câmara dos Representantes dos EUA enviou uma carta a Lloyd Austin, secretário de Defesa, para solicitar que uma grande quantidade de documentação sobre o histórico de segurança do Osprey fosse entregue ao comitê até 4 de janeiro.
"Embora, estatisticamente, o Osprey não seja considerado tão perigoso quanto outras aeronaves militares, o Comitê continua alarmado com o fato de que a maioria das fatalidades envolvendo a aeronave ocorreu durante exercícios de treinamento, e não em operações de combate", comentou James Comer, presidente do comitê.
Na sexta-feira (22) os senadores Ed Markey e Elizabeth Warren e o representante Richard Neal anunciaram que também estavam pressionando Austin para obter respostas sobre o histórico de segurança do Osprey. Os três legisladores representam Massachussets, o estado natal do segundo-sargento Jacob Galliher, um dos oito membros do serviço de operações especiais da Força Aérea mortos no acidente do Japão.
"Pedimos que o Departamento de Defesa e os departamentos da Força Aérea e da Marinha garantam que o V-22 Osprey seja seguro para voar antes de permitir que militares de toda a Commonwealth e dos Estados Unidos voltem a bordo", escreveram os legisladores ao chefe do Pentágono.
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