- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Rússia solicita uma reunião do Conselho de Segurança da ONU sobre o ataque a Belgorod

© Foto / Serviço de imprensa do Ministério das Relações Exteriores da RússiaA representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, em seu briefing semanal em Moscou, em 16 de março de 2023
A representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, em seu briefing semanal em Moscou, em 16 de março de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 30.12.2023
Nos siga no
Após um ataque terrorista realizado pela Ucrânia contra a cidade russa de Belgorod, a Rússia solicitou uma reunião de urgência no Conselho de Segurança da ONU neste sábado (30), informou a representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova. O atentado deixou pelo menos 14 pessoas mortas e 108 feridas.
"O ataque terrorista em Belgorod será objeto de discussão no Conselho de Segurança da ONU", disse Zakharova. O país é um dos cinco membros permanentes do principal órgão da Nações Unidas.
Moscou ainda exigiu a participação de um representante permanente da República Tcheca para explicações sobre o fornecimento de armas a Kiev. Os foguetes que atingiram a cidade, que fica a 40 km da fronteira com a Ucrânia, são de fabricação tcheca.

Mais cedo, ao comentar o ataque ucraniano contra a cidade russa de Belgorod, o Ministério da Defesa da Rússia revelou que Kiev usou dois mísseis Olkha com ogivas de fragmentação proibidas e foguetes Vampire de fabricação tcheca.

Com este crime, o regime de Kiev está tentando desviar a atenção das derrotas na frente de batalha e também provocar a Rússia com ações semelhantes, de acordo com o ministério.
"Hoje, o regime de Kiev tentou lançar um ataque combinado indiscriminado contra a cidade de Belgorod com dois mísseis Olkha com ogivas de fragmentação proibidas, além de foguetes Vampire de fabricação tcheca", comunicou o ministério.
Os mísseis Olkha e a maioria dos foguetes Vampire foram interceptados pelos sistemas russos de defesa aérea, mas vários projéteis e partes de mísseis Olkha abatidos caíram em Belgorod.

O ataque

Catorze pessoas morreram e 108 ficaram feridas em resultado do bombardeio do centro da cidade russa de Belgorod pelo Exército ucraniano, disseram os serviços de emergência.
"Segundo a informação atualizada, 12 adultos e duas crianças foram mortos em Belgorod. 108 pessoas ficaram feridas, incluindo 15 crianças", comunicou o Ministério para Situações de Emergência da Rússia no seu canal no Telegram.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала