- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Haddad anuncia mudança na política cambial e diz que reforma do IR deve ficar para 2025

© AFP 2023 / Fabrice CoffriniO novo ministro das Finanças brasileiro, Fernando Haddad, fala durante uma sessão da reunião anual do Fórum Econômico Mundial (WEF) em Davos em 17 de janeiro de 2023
O novo ministro das Finanças brasileiro, Fernando Haddad, fala durante uma sessão da reunião anual do Fórum Econômico Mundial (WEF) em Davos em 17 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 02.01.2024
Nos siga no
Nesta terça-feira (2), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o governo está formulando uma mudança na política cambial para diminuir a instabilidade do dólar.
Em entrevista ao jornal O Globo, Haddad afirmou que quer "implementar um projeto para diminuir a volatilidade do dólar, um instrumento do Tesouro para atrair investimentos externos, uma espécie de hedge cambial".
No entanto, o ministro ressalta que não será criada uma cotação artificial, mas um mecanismo que pretende evitar grandes oscilações para cima ou para baixo da moeda norte-americana.
"Há a obrigação por lei de regulamentar a Reforma Tributária, que são 71 assuntos que podem constar até na mesma lei complementar. Também precisamos monitorar as medidas para cumprir o arcabouço fiscal e queremos implementar um projeto para diminuir a volatilidade do dólar, um instrumento do Tesouro para atrair investimentos externos, uma espécie de hedge cambial, associado a projetos de transformação ecológica", declarou Haddad.
Após seu primeiro ano como ministro da Fazenda, Haddad diz que tem como prioridade para agenda de 2024 regulamentar a Reforma Tributária, cumprir a meta fiscal e, como relatado, elaborar uma medida para diminuir a volatilidade do dólar.
Dólar em chamas - Sputnik Brasil, 1920, 31.12.2023
Panorama internacional
Dados do FMI afirmam que dólar americano está perdendo seu domínio na comunidade internacional
Contudo, o ministro acredita que a reforma do Imposto de Renda (IR) pode ficar para 2025, visto que há uma "janela" curta para aprovação.
"O desafio de aprovar em 2024 a reforma do IR é que, como temos eleições municipais, há um problema de janela, que vai ter que ser avaliado pela política. A regulamentação do consumo precisa ser votada primeiro, até porque em 2026 ela já entra em vigor", afirmou.
A mídia destaca que Fernando Haddad terminou seu primeiro ano na pasta contabilizando a aprovação de duas grandes reformas, a melhora da performance do governo brasileiro e com a vitória na disputa interna com o PT pelos rumos da política econômica.
Jabuticaba #279 - Sputnik Brasil, 1920, 25.12.2023
Jabuticaba Sem Caroço
Reforma tributária, inflação, alta no PIB: a economia brasileira em 2023
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала