- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

'Bolsonaro inventou mentiras e fugiu, não teve coragem de participar', diz Lula sobre 8 de janeiro

CC BY-SA 2.0 / Palácio do Planalto / Ricardo Stuckert / Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva durante reunião ministerial no Palácio do Planalto. Brasília (DF), 20 de dezembro de 2023
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva durante reunião ministerial no Palácio do Planalto. Brasília (DF), 20 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 06.01.2024
Nos siga no
Com a aproximação do 8 de janeiro, data em que se completa um ano após as invasões aos prédios dos Três Poderes, pessoas de alto escalão do governo e do Supremo Tribunal Federal (STF) têm dado entrevistas mostrando seus pontos de vista e trazendo novas informações sobre este dia.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse à CNN Brasil que não imaginava que algo como os ataques pudesse acontecer e responsabilizou o ex-presidente, Jair Bolsonaro (PL), pelo ocorrido.
"Eu não imaginava que a ignorância tivesse chegado a tal ponto, sabe, de um presidente sem controle emocional, desmoralizado pela quantidade de mentiras contadas durante toda a campanha, tivesse inventado uma coisa daquela. […] E o que é vergonhoso é que inventou e fugiu. Não teve coragem de participar", disse Lula à mídia.
As invasões foram promovidas, em grande parte, por eleitores de Bolsonaro que não aceitaram o resultado das eleições em 2022.
Em imagens registradas, é possível ver muitos manifestantes com camisas e pôster do ex-presidente, o qual, na visão de analistas e de membros do governo, incentivou seus eleitores a fazerem o ato. Tanto ele quanto alguns parlamentares da sua sigla, o Partido Liberal (PL).
Alexandre de Moraes, discursa durante evento com os observadores internacionais das eleições brasileiras em Brasília, dia 29 de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 04.01.2024
Notícias do Brasil
'Um dos planos era me prender e enforcar após o golpe', diz Moraes ao detalhar ações em 8 de janeiro
No entanto, quando o 8 de janeiro aconteceu, Bolsonaro estava nos Estados Unidos, da onde só voltou no fim de março do ano passado. Para Lula, as invasões aconteceram porque houve incentivo do ex-presidente como também apoio de forças do Estado.
"Havia na verdade um pacto entre o ex-presidente da República, o governador de Brasília [Ibaneis Rocha] e a polícia, tanto a do Exército quanto a do DF [Distrito Federal]. Isso havia, inclusive com policiais federais participando. Ou seja, aquilo não poderia acontecer se o Estado não quisesse que acontecesse", afirmou o presidente em outra entrevista sobre o assunto ao jornal O Globo.
Lula também afirmou à mídia que não imaginava esse cenário porque também já havia disputado "muitas eleições": "Eu perdi três eleições seguidas. […] Ou seja, quando a gente perdia, a gente voltava pra casa e ia chorar as mágoas."
"Nós precisamos levar muito a sério o significado da palavra democracia. Democracia é o direito de a gente divergir, discordar, falar o que quer desde que respeite os direitos dos outros e as instituições que nós criamos para garantir a própria democracia", afirmou Lula ao O Globo.
Brasília está se preparando para o evento marcado no Congresso Nacional para o próximo dia 8 de janeiro, que vai "comemorar" um ano das invasões.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала