- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

'Guerra deve acabar': hostilidades na Faixa de Gaza tornaram o enclave inabitável, alerta ONU

© AP Photo / Ariel SchalitFumaça sobe após bombardeio israelense na Faixa de Gaza, em 16 de dezembro de 2023
Fumaça sobe após bombardeio israelense na Faixa de Gaza, em 16 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 07.01.2024
Nos siga no
A comunidade internacional deve usar "toda a sua influência" para acabar com a guerra na Faixa de Gaza, disse o subsecretário-geral da ONU para Assuntos Humanitários, Martin Griffiths.
Ele acrescentou que as hostilidades que já duram há três meses e tornaram o enclave palestino "inabitável", com o povo de Gaza enfrentando ameaças diárias à sua própria existência.
O alto representante da Organização das Nações Unidas disse que dezenas de milhares de palestinos foram mortos ou feridos, enquanto as áreas para as quais eles foram orientados a se mover por segurança "foram bombardeadas", sublinhando que tudo isso acontece "enquanto o mundo assiste".
"Gaza tem nos mostrado o pior da humanidade", disse Griffiths, observando que "a violência não pode resolver as diferenças".
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu (C), preside uma reunião de gabinete no Kirya, que abriga o Ministério da Defesa de Israel, em Tel Aviv, em 31 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 06.01.2024
Panorama internacional
Netanyahu pede para deixar 'tudo de lado' em Israel para derrotar o Hamas
"Um desastre de saúde pública está se desenrolando", acrescentou, citando a propagação de doenças infecciosas nos abrigos superlotados do enclave, enquanto as redes de canalização de esgotos não aguentam e acabam transbordando.
"É hora de as partes cumprirem todas as suas obrigações ao abrigo do direito internacional" para proteger civis e libertar reféns, argumentou Griffiths, pedindo aos líderes mundiais que usem toda a sua influência para "fazer isso acontecer". "Essa guerra nunca deveria ter começado. Mas já passou muito da hora para ela acabar", disse ele.
No final de novembro, Israel e o movimento Hamas concordaram com um cessar-fogo de uma semana, durante o qual 108 reféns israelenses foram libertados em troca de Israel libertar alguns prisioneiros palestinos.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала