- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Após 5 anos, Alemanha descongela vendas de armas à Arábia Saudita por apoio de Riad a Israel

© AFP 2023 / Sven HoppeOs ministros das Relações Exteriores da Arábia Saudita, Faisal bin Farhan Al Saud, e da Alemanha, Annalena Baerbock, se cumprimentam durante a Conferência de Segurança de Munique (MSC, na sigla em inglês), no sul da Alemanha, em 17 de fevereiro de 2023
Os ministros das Relações Exteriores da Arábia Saudita, Faisal bin Farhan Al Saud, e da Alemanha, Annalena Baerbock, se cumprimentam durante a Conferência de Segurança de Munique (MSC, na sigla em inglês), no sul da Alemanha, em 17 de fevereiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 10.01.2024
Nos siga no
O governo alemão aprovou nesta semana a compra de 150 mísseis ar-ar IRIS-T pela Arábia Saudita e também sinalizou que Berlim já pode apoiar a venda de aeronaves Eurofighter a Riad.
Steffen Hebestreit, principal porta-voz do chanceler Olaf Scholz, confirmou a aprovação na conferência de imprensa regular do governo, nesta quarta-feira (10), na capital alemã, segundo a agência Bloomberg.
O país europeu interrompeu as entregas de armas ao país do Oriente Médio no final de 2018, devido ao seu envolvimento no conflito no Iêmen e no assassinato do jornalista Jamal Khashoggi, mas está agora invertendo essa política para recompensar o governo saudita pelo seu recente apoio a Israel, escreve a mídia.
Em sua viagem a Israel e à Cisjordânia no domingo (7), a chanceler alemã, Annalena Baerbock, também comentou as entregas de armas a Riad, relatou a revista alemã Der Spiegel.

"Ao interceptar foguetes disparados contra Israel pelos houthis, a Arábia Saudita está contribuindo para a segurança de Israel e prevenindo uma conflagração na região. Não vemos o governo alemão se opondo às considerações britânicas de mais Eurofighters para a Arábia Saudita. O mundo, especialmente aqui no Oriente Médio, tornou-se um lugar completamente diferente desde 7 de outubro", disse a chefe da diplomacia alemã, citada pela mídia.

Os Eurofighters são fabricados no Reino Unido, e o país há muito deseja entregar os jatos à Arábia Saudita. Mas isso requer a aprovação de Berlim, visto que os caças são um projeto conjunto, tendo a Alemanha o direito de vetar decisões de exportação.
Os mísseis IRIS-T são fabricados no âmbito de um projeto conjunto entre companhias alemãs, assim como empresas da Grécia, Noruega, Itália, Espanha e Suécia. A Diehl Defense, da Alemanha, é a fabricante principal.
Recep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia (à esquerda), e Olaf Scholz, chanceler da Alemanha, falam à mídia durante entrevista coletiva na chancelaria em Berlim, Alemanha, 17 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 18.11.2023
Panorama internacional
Holocausto não é justificativa para apoiar Israel em sua guerra contra Gaza, diz Erdogan a Scholz
A administração Scholz também aprovou as seguintes entregas de armas, segundo a mídia: um submarino adicional da Thyssenkrupp Marine Systems para Israel; três navios caçadores de minas dos estoques das Forças Armadas alemãs para o Paquistão; e 300 armas antitanque RGW 90, lançadas pelo ombro, no valor de cerca de € 1,9 milhão (R$ 9,3 milhões) para a Geórgia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала