- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Ucrânia mantém diálogo com OTAN sobre uso de navios da aliança para 'proteger' rotas do mar Negro

© AFP 2023 / Daniel MihailescuNavios militares da OTAN durante exercícios navais no mar Negro perto do porto romeno de Constanta
Navios militares da OTAN durante exercícios navais no mar Negro perto do porto romeno de Constanta - Sputnik Brasil, 1920, 11.01.2024
Nos siga no
A Ucrânia está mantendo conversações com os seus parceiros ocidentais sobre o envio de navios da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) para proteger corredores temporários no mar Negro, disse o comandante da Marinha ucraniana, Aleksei Neizhpapa.
Questionado sobre se os navios seriam romenos ou turcos, o comandante se recusou a dar detalhes, acrescentando que se tratava de uma questão política.
"Essas negociações estão em andamento, inclusive sobre o envolvimento dos navios da OTAN na garantia da segurança do transporte marítimo civil nos portos ucranianos. E quando eles [acordos] serão implementados, e se o serão, não há informações agora. Perguntei pessoalmente aos meus parceiros sobre isso", compartilhou Neizhpapa em entrevista a um jornal local nesta quinta-feira (11).
A Iniciativa de Grãos do Mar Negro, mediada pela Turquia e pelas Nações Unidas, assinada em julho de 2022, que previa um corredor humanitário para permitir exportações marítimas seguras de produtos agrícolas e fertilizantes ucranianos e russos, expirou em 18 de julho de 2023, depois que a Rússia se recusou a estender a sua participação, citando violações persistentes do componente do pacote para facilitar as exportações russas de grãos e fertilizantes.
O Ministério da Defesa russo disse em julho que, após o encerramento do corredor humanitário marítimo, todos os navios que navegam no mar Negro com destino aos portos ucranianos são considerados potenciais transportadores de carga militar e são considerados envolvidos no conflito ao lado de Kiev.
Em agosto, a Marinha ucraniana anunciou a abertura de corredores temporários para navios mercantes que navegam de ou para os portos de Chernomorsk, Odessa e Yuzhnoe.
No verão (Hemisfério Norte) de 2023, a Rússia suspendeu a sua participação na Iniciativa de Grãos do Mar Negro, alegando que esta enriquecia os países ocidentais em vez de ajudar as nações mais pobres. O Ministério das Relações Exteriores russo alertou então que Moscou já não poderia garantir a segurança da navegação através do noroeste do mar Negro. Moscou prometeu continuar a fornecer cereais aos países do Sul Global.
Navio Grad Sviyazhsk, da Marinha russa, lança míssil de cruzeiro Kalibr durante treinamentos da Flotilha do Mar Cáspio (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 29.11.2023
Operação militar especial russa
Fragata russa atinge infraestrutura militar na Ucrânia com mísseis de cruzeiro Kalibr (VÍDEO)
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала