Módulo de pouso lunar dos EUA Peregrine encerra missão malsucedida na Lua
07:50 19.01.2024 (atualizado: 09:12 19.01.2024)
© Foto / Gregg NewtonFoguete com módulo lunar norte-americano Peregrine da Astrobotic decola no Cabo Canaveral, 8 de janeiro 2024
© Foto / Gregg Newton
Nos siga no
O módulo lunar norte-americano Peregrine encerrou sua operação após problemas pós-lançamento e não conseguiu fazer um pouso suave na superfície lunar conforme planejado, anunciou a Astrobotic Company nesta sexta-feira (19).
No dia 8 de janeiro, o impulsionador Vulcan da United Launch Alliance transportando o módulo lunar Peregrine da Astrobotic foi lançado dentro do cronograma do Complexo de Lançamento 41 na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida.
"Como esperado, a Astrobotic perdeu telemetria com a espaçonave Peregrine por volta das 15h50 EST [17h50, horário de Brasília]. Embora isso indique que o veículo completou sua reentrada controlada em águas abertas no Pacífico Sul às 16h04 EST [18h04, horário de Brasília], aguardamos confirmação independente de entidades governamentais", escreveu a empresa no X.
A sonda Peregrine estava programada para pousar na Lua em 23 de fevereiro, transportando equipamentos científicos da NASA e outras cargas, incluindo DNA de pessoas, para ser simbolicamente enterrado na Lua.
(2/2)Peregrine captured this video moments after successful separation from @ulalaunch Vulcan rocket. Counterclockwise from top left center is the DHL MoonBox, Astroscale's Pocari Sweat Lunar Dream Time Capsule, & Peregrine landing leg. Background: our big blue marble, Earth! pic.twitter.com/1y4OsosNDp
— Astrobotic (@astrobotic) January 19, 2024
Peregrine capturou este vídeo momentos após a separação bem-sucedida do impulsionador Vulcan. No sentido anti-horário, a partir do canto superior esquerdo, está o DHL MoonBox, o Pocari Sweat Lunar Dream Time Capsule da Astroscale e a perna de pouso Peregrine. Plano de fundo: nossa grande bola de gude azul, a Terra!
Devido a uma situação de emergência, o pouso lunar da espaçonave foi cancelado e a empresa decidiu encerrar a missão com uma inserção controlada da sonda na atmosfera terrestre.
Peregrine fez parte dos esforços da NASA, dentro do programa Artemis, para realizar o retorno dos Estados Unidos à Lua. O contrato da Astrobotic com a NASA para seu desenvolvimento foi estimado em US$ 108 milhões (cerca de R$ 532,4 milhões). Além do Peregrine, a empresa está construindo outro módulo de pouso Griffin, mais espaçoso, também sob contrato com a NASA. A expectativa é que o novo módulo seja lançado ao satélite da Terra no final deste ano.